MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Saiba quantos ônibus a gigante Gontijo possui MS Turismo renova frota com Caio Solar 2013 Viação Penha se mantém com a 4ª frota mais nova João Pessoa-PB renovando a frota com Torino São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Antônio Bezerra/Francisco Sá/Papicu é a linha com maior fluxo de passageiros

Com 17.479 passageiros por dia, a linha Antônio Bezerra/Francisco Sá/Papicu é a que possui maior demanda em Fortaleza. Além dela, mais duas aparecem com mais de 15 mil passageiros por dia: Antônio Bezerra/Papicu (16.598) e Cj Ceará/Papicu/Montese (15.363), segundo o levantamento realizado pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).

Ao todo, o ranking da dez linhas com maior demanda somam a média de 145.085 passageiros, que circulam em tais rotas, por dia. De acordo com o chefe de divisão de operações da Etufor, Raimundo Rodrigues, nove das dez linhas do ranking já foram “mexidas”: ou foram desmembradas, ou receberam linhas apoio.

Confira as 10 mais:

“A única que não sofreu alteração foi da do Campus do Pici/Unifor. O que aconteceu com ela, há um tempo, foi a diminuição da linha, porque antes entrava dentro do campus da UFC, agora tem uma linha específica e gratuita dentro do próprio campus”, explica. 

Rodrigues ainda relembrou que a linha Grande Circular tinha maior demanda, chegando a transportar cerca de 50 mil pessoas. O número desceu bastante por causa das cinco linhas de apoio que foram criadas para evitar excedente. Para ele, a demanda é grande por causa dos “atrativos da viagem”. “As linhas que pegam shoppings, o Centro, comércios, ligam lugares distantes, vão para terminais têm mais atrativos, por isso tem mais gente procurando”, afirma.

Fatores

Dentre os fatores para avaliar se uma linha tem a necessidade de alterações, Rodrigues explica que o principal é a quantidade de pessoas que a utilizam. Além disso, horário, extensão, atrativos na viagem e o tempo da rota também influenciam nas decisões. Com esse fatores, é realizado um estudo. Dessa forma, a equipe avalia se há necessidade do crescimento da frota (aumentar o número de veículos), ou se há a necessidade realocação. Raimundo Rodrigues diz que há casos em que é necessário realocação e ampliação.

Rodrigues dá o exemplo da linha Siqueira/Expresso que auxilia tanto a Siqueira/Papicu/13 de Maio quanto a Siqueira/Papicu/Aeroporto. De acordo com ele, atualmente a nova linha, que só atua nos horários de pico da manhã e da tarde, possui demanda maior que as outras linhas, já que tem menos paradas e, por isso, é mais rápida.

Fonte: Jangadeiro OnLine

Nenhum comentário:

Tradutor