MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Conheça os dois hobbys que andam juntos: Busologia e Spotting Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Antônio Bezerra/Francisco Sá/Papicu é a linha com maior fluxo de passageiros

Com 17.479 passageiros por dia, a linha Antônio Bezerra/Francisco Sá/Papicu é a que possui maior demanda em Fortaleza. Além dela, mais duas aparecem com mais de 15 mil passageiros por dia: Antônio Bezerra/Papicu (16.598) e Cj Ceará/Papicu/Montese (15.363), segundo o levantamento realizado pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).

Ao todo, o ranking da dez linhas com maior demanda somam a média de 145.085 passageiros, que circulam em tais rotas, por dia. De acordo com o chefe de divisão de operações da Etufor, Raimundo Rodrigues, nove das dez linhas do ranking já foram “mexidas”: ou foram desmembradas, ou receberam linhas apoio.

Confira as 10 mais:

“A única que não sofreu alteração foi da do Campus do Pici/Unifor. O que aconteceu com ela, há um tempo, foi a diminuição da linha, porque antes entrava dentro do campus da UFC, agora tem uma linha específica e gratuita dentro do próprio campus”, explica. 

Rodrigues ainda relembrou que a linha Grande Circular tinha maior demanda, chegando a transportar cerca de 50 mil pessoas. O número desceu bastante por causa das cinco linhas de apoio que foram criadas para evitar excedente. Para ele, a demanda é grande por causa dos “atrativos da viagem”. “As linhas que pegam shoppings, o Centro, comércios, ligam lugares distantes, vão para terminais têm mais atrativos, por isso tem mais gente procurando”, afirma.

Fatores

Dentre os fatores para avaliar se uma linha tem a necessidade de alterações, Rodrigues explica que o principal é a quantidade de pessoas que a utilizam. Além disso, horário, extensão, atrativos na viagem e o tempo da rota também influenciam nas decisões. Com esse fatores, é realizado um estudo. Dessa forma, a equipe avalia se há necessidade do crescimento da frota (aumentar o número de veículos), ou se há a necessidade realocação. Raimundo Rodrigues diz que há casos em que é necessário realocação e ampliação.

Rodrigues dá o exemplo da linha Siqueira/Expresso que auxilia tanto a Siqueira/Papicu/13 de Maio quanto a Siqueira/Papicu/Aeroporto. De acordo com ele, atualmente a nova linha, que só atua nos horários de pico da manhã e da tarde, possui demanda maior que as outras linhas, já que tem menos paradas e, por isso, é mais rápida.

Fonte: Jangadeiro OnLine

Nenhum comentário:

Tradutor