MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Conheça os dois hobbys que andam juntos: Busologia e Spotting Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Conferindo de perto a nova linha 120-Vila do Mar/Antônio Bezerra

Neste segundo dia de operações da nova linha 120-Vila do Mar/Antônio Bezerra, o busólogo J. Machado foi conferir de perto o trajeto e como as pessoas da comunidade receberam a nova linha.


É devido a este projeto
que a linha recebe este nome.
O ponto de partida é o terminal de Antônio Bezerra, em uma saída tranquila poucas pessoas embarcam no veículo rumo a Barra do Ceará, a maioria só embarcou porque foi orientada pelos agentes da etufor, que estão incentivando pessoas a sair de grandes filas, como a da linha 052-Grande Circular 02, para embarcar nesta nova linha, mas sempre orientando aqueles que desejam descer na av. Coronel Carvalho, na qual é o trecho usado pela linha para chegar até a praia da Barra do Ceará.

Após a fazer a famosa curva da Barra do Ceará, o ônibus passa por debaixo da ponte sobre o rio Ceará, passa pela entrada da comunidade "10" e então chega ao recém-reformado polo da Barra, que após receber uma geral está completamente urbanizado. O projeto Vila do Mar é o responsável por esta mudança, que trouxe aos moradores da região uma mudança total no contraste da paisagem local, de antes um lugar sujo e mal falado, para um lugar bem bonito e elogiado.


A partir deste ponto a linha segue reto na avenida Costa-Oeste, passando pelo bairro Planalto das Goiabeiras, Colônia, Zona do Arpoador e então chega ao bairro do Pirambú. Após uma breve parada em um final de linha improvisado na esquina da rua Santa Elisa com Av. Pasteur, o ônibus segue o seu caminho entrando pouco tempo depois na rua Nossa Senhora das Graças e prosseguindo seu caminho até a av Dr. Theberge, onde dobra a direita e segue até chegar a av. Costa Oeste, onde dobra a esquerda e inicia o seu retorno ao terminal de Antônio Bezerra.

João Batista, Neusa Lima e Francisco Praciano são
moradores dos bairro Pirambu e aprovarama a nova linha
Na oportunidade de clicar os ônibus da linha, houve um contato imediato com algumas pessoas da comunidade que sentiram a vontade de falar com J. Machado sobre outros problemas de transporte na região. 

O senhor João Batista, reinvindicou uma linha que fizesse a ligação para o terminal do Papicu, e até deu a idéia que a linha 016-Cuca Barra/Papicu, fizesse o trajeto por dentro do Pirambú, assim ele não precisaria se deslocar por cerca de 10 quarteirões até a av. Leste Oeste. Na Oportunidade o busólogo conversou com mais duas pessoas, foram a senhora Neusa Lima e o Francisco Reginaldo, que aprovaram a nova linha e se diziam orgulhosos por mais uma conquista da comunidade.

Avenida Costa Oeste, apesar de não ser asfaltada apresenta ótimo estado de conservação

Depois de passar por todo roteiro da linha, admirar a paisagem e conversar com os moradores, o busológo se disse muito satisfeito com o que viu: " É uma nova linha que tem tudo para ter uma boa demanda, são pessoas que diariamente se deslocam muitos quarteirões até a av. Leste Oeste, e que agora precisaram andar apenas poucos metros até uma parada de ônibus para se deslocar. A malha viária de todo o trajeto apresenta bom estado de conservação e o passageiro ainda tem o privilégio de contemplar uma paisagem muito linda. Desejo Boa Sorte !!".

Dados da linha
Acompanhe o roteiro e horário de frequência da linha.


Inicialmente a linha irá operar com dois veiculos em um intervalo médio de 25 à 28 minutos, o primeiro veículo saí do bairro às 05:00 o último às 21:42, já do terminal de Antônio Bezerra o primeiro sai às 05:25 e o último às 22:08. O seu ponto de embarque está na mesma plataforma de alguns ônibus que vão para a região da barra do Ceará, por enquanto está parando no mesmo ponto da linha 122-Antônio Bezerra/Álvaro Weyne.

Fonte: MOB Ceará
Fotos: J. Machado

Nenhum comentário:

Tradutor