Passeios apresentam uma outra Fortaleza

O forró ecoava pela Barra do Ceará. Já era manhã de domingo, mas o som alto tomou conta do bairro como se a noite ainda não tivesse terminado. Foi com essa trilha sonora que o encontro do rio Ceará com o mar foi apresentado às 19 pessoas que participaram ontem do roteiro Praia do projeto “Amar Fortaleza”. Durante parte da manhã, um ônibus levou turistas e fortalezenses da Barra à Praia do Futuro.
Turistas e moradores de Fortaleza foram levados ao encontro do rio Ceará com o mar, na Barra do Ceará
 Os passeios são promovidos durante todo o mês pela Prefeitura em parceria com o Instituto Semeando. São sete roteiros gratuitos e que pretendem apresentar Fortaleza para espaços que “até quem é daqui não conhece”, como citou a guia Roberta Riviane.


A partir da avenida Beira Mar, o ônibus seguiu para a Barra do Ceará. Uma pausa para fotos em frente ao monumento em homenagem a São Tiago, outra parada para explicar o trabalho do Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca) e mais fotos através da janela do ônibus. Dali, o grupo volta à Beira Mar para apreciar o Jardim Japonês e a Iracema.


O roteiro segue para a Praia do Futuro. Algumas perguntas sobre em quê barraca ficar, onde comer e o esclarecimento: o ônibus não espera pelos que quiserem curtir a praia. Cada um volta por conta própria. Recados dados, cinco passageiros desembarcam e a viagem segue, chegando ao fim por volta das 11 horas, na Casa do Turista na avenida Beira Mar.


Depois de aproveitar o roteiro de compras no sábado, o casal Waldyr e Maria Aparecida Stoianoff, de Belo Horizonte, reservaram a manhã de domingo para apreciar o litoral. “Achei super interessante. Abrange pontos turísticos que outras operadoras não costumam levar”, elogia Waldyr. “Deviam copiar em outras cidades”, diz a esposa.


Para a auditora da receita Iza Figueroa, 49, e o marido dela, o peruano e professor de espanhol Felix Tello Figueroa, 47, o mais interessante foi aprender sobre a história de Fortaleza. O casal mora em Belém e está passeando por Fortaleza desde sexta-feira.


A iniciativa encantou, inclusive, quem mora em Fortaleza. O casal de aposentados Nicileide Miranda de Oliveira e Francisco Gomes de Araújo deixou de lado a programação rotineira dos finais de semana. “Às vezes as pessoas reclamam que em Fortaleza não tem nada pra fazer. Eu li no panfleto e vim”, elogia.

SERVIÇO

AMAR FORTALEZAOs passeios ocorrem pela manhã ou à tarde, com saída da Casa do Turista (Av. Beira Mar, 3.721), com lotação de 25 vagas
Informações: (85) 3105.2670

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA
Até o final do mês, sete roteiros gratuitos estão sendo realizados. Tem percurso por polos de compras, praias, projetos sociais, restaurantes, monumentos em homenagem a José de Alencar e a natureza. Os passeios saem da Casa do Turista, na avenida Beira Mar.

OS 7 ROTEIROS DO PROJETO

Roteiro praia
Percorre parte da orla de Fortaleza, da Barra do Ceará até a Praia do Futuro, onde o passageiro pode encerrar o passeio.
Roteiro cultural
Passeio pelos bairros antigos, apresentando prédios históricos, praças, museus, teatros e outros pontos importantes da cultura cearense.
Roteiro compras
Para levar uma lembrança de Fortaleza, o passeio percorre pontos de compra como o Centro de Artesanato, na Praça Luiza Távora, o Centro de Turismo (Emcetur) e o Mercado Central.

Roteiro natureza
Visita os parques Adahil Barreto, do Cocó e parte da reserva de mangue na praia da Sabiaguaba.

Caminhos de Iracema
Apresenta as cinco estátuas da mais conhecida personagem do escritor José de Alencar. O passeio visita ainda a Casa de José de Alencar, em Messejana.

Roteiro diversão e gastronomia
O roteiro apresenta restaurantes que são destaque na culinária cearense, além de casas de espetáculo.

Roteiro social
Leva turistas e fortalezenses até o Conjunto Palmeiras, onde é apresentado o Banco Palmas, e o projeto Quatro Varas, no Pirambu.

Fonte: Jornal O Povo/Mariana Lazari
Foto: Gabriel Gonçalves

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال