68 linhas de ônibus já sofreram alteração

Os usuários do transporte público de Fortaleza precisam estar atentos às mudanças de rota das linhas de ônibus. Até o início de julho, 68 linhas, das 243 disponíveis, foram reestruturadas ou sofreram modificações. As obras da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor) e do Metrô de Fortaleza (Metrofor) estão entre as principais responsáveis pelas alterações.

As intervenções da Cagece, do Metrofor e do Transfor estão entre os principais motivos das modificações
  
Somente neste começo de mês, as linhas do bairro Vila Velha e os itinerários de ônibus da Avenida Dom Manuel foram alterados. As linhas Parangaba/Papicu, Siqueira/Papicu, Bezerra de Menezes/Santos Dumont e Bezerra de Menezes/Coração de Jesus também passaram por reestruturações.

Segundo Ademar Gondim, presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), as mudanças são informadas aos usuários de ônibus através de panfletos nos terminais e nos próprios veículos.

Ademar Gondim explica que todas as modificações têm o objetivo de otimizar a operação dos coletivos e consequentemente melhorar o atendimento à população. "A cidade está em permanente mutação, com novas demandas. A gente procura averiguar como está sendo o atendimento às pessoas para saber se há a necessidade de alteração nas rotas dos ônibus".

Modificações
A Etufor explica que as mudanças têm como objetivo otimizar a operação dos coletivos e melhorar o atendimento
  
Como no caso dos ônibus que passam pela Avenida Dom Manuel. Por conta da interdição do trecho entre as ruas Tenente Benévolo e Costa Barros, as linhas Siqueira/Praia de Iracema, Parangaba/Mucuripe, Siqueira/Mucuripe, Dom Luiz e Varjota devem seguir pela Rua Tenente Benévolo, Rodrigues Júnior e Costa Barros, onde retomam o percurso original. Já as linhas de ônibus Aguanambi II e Corujão/Aeroporto/Centro/Rodoviária devem seguir agora pelas ruas Rufino de Alencar, 25 de Março, Pereira Filgueiras, Rodrigues Júnior e Costa Barros até retornar à Avenida Dom Manuel. O cruzamento entre a Rua Pereira Filgueiras e a Dom Manuel está liberado para passagem de veículos, segundo informa a Etufor. Esse trajeto será feito pelos ônibus até o próximo sábado, quando os dois sentidos da avenida serão interditados e as rotas sofrerão modificações.

Outras linhas também serão sofreram alteradas este mês. Só no bairro Vila Velha, foram três modificações. A linha que faz o percurso Conjunto Nova Assunção - Francisco Sá, foi desmembrada para interligar o bairro ao Centro. O trecho compreendido entre o bairro Vila Velha e o Terminal Antônio Bezerra, passa então a ser coberto pelas linhas 211, que faz o trajeto Vila Velha - Terminal Antônio Bezerra, e 212.

O ônibus Parangaba/Papicu também ganhou reforço nos horários de pico da manhã, através da linha (089) Expresso Parangaba/Papicu. Segundo a Etufor, a modificação chega a reduzir em 30 minutos o tempo de viagem. A mesma alteração foi feita no trajeto Siqueira/Papicu, que ganhou a linha (087) Expresso Siqueira/Papicu nos horários de pico.


Ampliação
Recentemente, as linhas (200) Bezerra de Menezes e (850) Av. Santos Dumont também foram alteradas e passaram por uma fusão, que originou a linha (086) Bezerra de Menezes/Santos Dumont. A modificação, conforme a Etufor, reduz a quantidade de transporte no deslocamento da Bezerra de Menezes para a Avenida Santos Dumont.

Outra mudança importante aconteceu na linha que faz o trajeto Bezerra de Menezes/Coração de Jesus. A linha teve seu percurso prolongado nos horários de pico, se estendendo até a Praça Coração de Jesus. A medida é mais uma opção de deslocamento entre a Avenida Bezerra de Menezes e a Praça Coração de Jesus. Segundo a Etufor, embora as linhas Antônio Bezerra/Messejana e Antônio Bezerra/Papicu já façam essa ligação, a demanda é muito alta e por isso houve a ampliação.


Fonte: Regina Paz/Diário  do Nordeste

Foto: José Leomar

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال