A Viação Fortaleza está testando o uso de película escura em alguns ônibus. A pretensão não é colocar em todos os veículos, pois antes devem medir para ver se as janelas mais escuras influenciam na redução de combustível.

A película pode reduzir a carga térmica do interior do ônibus e, portanto, diminuir o consumo de combustível. A estimativa correta depende muito de vários fatores (tipo de película, área envidraçada, clima, perfil de operação do ônibus, setpoint do ar-condicionado etc.). O custo do investimento da empresa está na casa dos R$1.500 por veículo. A Empresa Vitória também colocou película no seu carro de prefixo 0361517, que roda na Paraipaba. Resta saber se a companhia vai prosseguir com a iniciativa em outros ônibus e se a intenção é de retorno econômico ou apenas reduzir os impactos solares em uma de suas linhas de trajeto mais longo.
Redação: Narcisio Santos
A eficiência do ar-condicionado se dá pelo o uso de películas térmicas ou nano cerâmica. Essas películas filtram os raios UV que são os raios que são prejudiciais a saúde da pele. É bem bacana.
ResponderExcluir