MOB marca presença na Fetrans: debate sobre tarifa zero no transporte público

A FETRANS realizou um fórum de discussão com tema "Tarifa zero no transporte público ", que contou com alguns debatedores que participam diretamente de projetos bem sucedidos na região metropolitana bem como quem vislumbra modelos semelhantes para o transporte de Fortaleza.

O diretor socioambiental Mário Jatahy foi o mediador da conversa, que contou também com a presença do prefeito de Maracanaú Sr. Roberto Pessoa, que deu as primeiras palavras e necessitou honrar outros compromissos.

A apresentação foi iniciada pela empresa Vitória, através do seu diretor Luís Guimarães, que mostrou a evolução do programa "Bora de graça" que, coincidentemente, foi abordada pelo MOB dias atrás em uma matéria. Luís mostrou os gráficos do crescimento da frota e da demanda nos últimos 3 anos, falando também que o próprio tráfego de carros no centro de Caucaia diminuiu bastante, e disse o seguinte; " antes, a gente evitava passar pelo centro de Caucaia devido o trânsito engarrafado, agora o trânsito flui e vemos mais pessoas transitando".



Muita gente que residia em Caucaia nunca tinha conhecido as praias da cidade, e com o transporte público gratuito puderam ir com toda a família para se divertir em praias como Cumbuco, que tiveram aumento na frota em fins de semana para comportar a alta adesão, além das famílias irem a supermercados todos juntos, o que antes por questão de economia com transporte iam geralmente duas pessoas.

A prefeitura junto à empresa estudaram os gráficos e perceberam que a adesão ao transporte gratuito se estabilizou, e com isso as catracas foram retiradas, agilizando o embarque e melhorando o fluxo de sobe e desce nos ônibus, principalmente por que muitos pegam o veículo para descer poucos metros depois.

Em seguida, André Luiz Eskinazi apresentou o modelo de gratuidade praticado em Maracanaú, que difere do praticado em Caucaia. Em Maracanaú, a ideia foi gerar gratuidade para pessoas com espectro autista e seu acompanhante, estudantes da rede pública e privada, indígenas e outras categorias, cadastrados no CADÚNICO, ou seja, pessoas com baixa renda. O transporte em Maracanaú que contava com 3 linhas hoje somam 10, ampliando o atendimento que era limitado à uma parte da Pajuçara e Acaracuzinho e foi estendido para todos os bairros do município, inclusive a uma parte de Pacatuba, já que o conjunto Orgulho do Ceará pertence geograficamente ao município citado. André juntamente de Roberto Pessoa falaram da criação de terminais e a tendência de ter mais alguns em pontos estratégicos.



O presidente do Sindiônibus Dimas Barreira também discursou sobre o tema, falando da importância do transporte gratuito em uma cidade, e fez análises de outras cidades fora do nordeste onde o projeto também obteve sucesso. Foi lhe perguntado sobre as medidas do transporte voltadas ao meio ambiente e ele opinou sobre o ônibus elétrico, citando o exemplo de São Paulo onde a prefeitura ajuda no custeio das aquisições e do preparo das garagens para receber o suporte elétrico para abastecer a energia dos veículos e comentou sobre diversos fatores, e fez uma análise de que o setor de transporte é o que menos polui o meio ambiente, e que as usinas termoelétricas estão em uma crescente avassaladora, e a maioria delas utilizam carvão mineral para gerar a energia, ou seja, o mundo está avançando em energia suja. Dimas disse: "O ônibus é o tipo de veículo que polui menos, com a menor emissão per capta perante aos outros modais, e que o ônibus elétrico é uma real tendência do mundo, mas com bateria não", finalizou.


Participaram da plateia jovens aprendizes do setor de transporte, alguns empresários do setor de transporte coletivo e fretado, busólogos entre outras personalidades do transporte.



Redação: Narcisio Santos 

1 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Quando ocorreu esse evento? Se eu não estiver enganado, a matéria não informa.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال