Criada em 1997, a linha 387 - Jardim Jatobá/Centro/Expresso, que hoje não é mais expressa, foi uma solução criada para reduzir parte das filas das linhas 355 - Siqueira/José Bastos e 360 - Siqueira/João Pessoa do Terminal do Siqueira bem como concorrer com uma enxurrada de vans ilegais que operavam saindo de Maracanaú ao centro de Fortaleza, apanhando tudo o que estava na Avenida Osório de Paiva.

A rota saía do Jardim Jatobá, pegava a Avenida Osório de Paiva e seguia para o Centro, tendo sua última parada ao lado do Terminal do Siqueira e seguindo expressa apenas parando para desembarque após passar por um determinado trecho.
Na volta, a linha trafegava pela Avenida José Bastos, o que mudou anos depois quando a ETUFOR resolveu fazer com que a linha fosse e voltasse do Centro pela Avenida João Pessoa, contornado posteriormente para o primeiro itinerário.

Fato é que a demanda começou a diminuir ainda no tempo em que a empresa Cearense Transportes operava a 387, e hoje conta com 4 veículos rodando apenas em horários de pico. No passado, a rota chegou a ter 8 veículos pela manhã e 7 a tarde. No histórico de empresas que já operaram a linha, a São Francisco foi a pioneira, transferindo as operações para a Cearense em 2004, que encerrou as atividades em 2015. De lá até então, as empresas Terra Luz, Siará Grande e São José operaram a linha, sendo que as duas últimas citadas operam até hoje.



Redação: Narcisio Santos
Tags
Cearense
Linha do Dia
São Francisco Transporte e Turismo
São José Transportes Urbanos
Siará Grande
Terra Luz
Mais a linha hoje em dia continua indo pela João Pessoa e voltando pela José Bastos 🤔
ResponderExcluirVocê tem razão. Corrigimos, obrigado.
ResponderExcluirEla teve um período em que aos sábados a empresa Fretcar tinha um carro circulando nela.
ResponderExcluir