Goal System entrará em operações em Fortaleza

Um novo sistema de gerenciamento operacional está prestes a entrar em vigor em Fortaleza.



O Goal System é uma ferramenta de otimização da eficiência da operação de transporte que visa reduzir a quilometragem ociosa das empresas com base no percentual de participação delas no sistema integrado, visando gerenciar, também, a necessidade de veículos por demanda em tempo real, viabilizando mais flexibilidade em permutas respeitando algumas restrições de tipos de veículos, obediência quanto às ordens de serviço da ETUFOR, regras trabalhistas CLT, custos unitários do quilômetro (veículo + mão de obra) limites para substituição de classes, entre outros. A expectativa do Sindicato das empresas é de gerar uma economia de 0,8% na quilometragem ociosa, ou seja, aquela onde o ônibus sai da garagem ou de outro ponto e que não é remunerada pelo contratante, ou seja, a prefeitura de Fortaleza.

Estima-se que, com a implementação do sistema, as empresas possam reduzir mensalmente cerca de 2,100 km de trajetos ociosos, gerando uma economia aproximada de quase R$200,000,00/ 26 dias. A quilometragem ociosa passaria de 8,2% para 7,4%, uma vez que o sistema está contando com 1359 tabelas.

O custo de quilometragem ociosa é dividido entre todas, mesmo que alguns veiculos iniciem ou terminem viagem mais longe de uma outra garagem, a forma de equilibrar tudo já é justa de acordo com o peso de cada empresa no sistema. Atualmente, a Maraponga é quem tem a menor quilometragem ociosa, que representa cerca de 5,3% perante a quilometragem produtiva dela, seguida da Aliança com 5,7%.Já a Via Urbana tem o maior percentual de todas, chegando a 12,4%, seguida Fortaleza com 9,7%. Com as mudanças, a Via Urbana vai reduzir 2,1 pontos percentuais disso e, em meio as alterações de todas as outras companhias, a Fortaleza será a única que terá um aumento nessa rodagem ociosa, equivalente a 1,7 pontos percentuais, lembrando que independente disso, todas as 10 empresas estarão tendo uma redução de custos pois como se sabe as empresas fazem parte de um consórcio há mais de 16 anos e quando há acréscimo de demanda na cidade, todas ganham de acordo com seus pesos na participação, e quando há defict também é rateado.

O MOB Ceará está informado de mais detalhes, porém não é interessante expor aos seus leitores, pois são informações voltadas mais aos gestores do sistema. Por fim, vão ocorrer muitas mudanças de empresas em algumas linhas e em algumas tabelas nos próximos dias, e haverão veículos que terão uma programação para operar em 3 linhas diferentes.

Exemplo:

Um motorista sai da garagem e vai dar entrada na linha 074-Antônio Bezerra/Unifor, quando ele dá uma ou duas viagens na linha chega para lanchar, mas quando vai voltar a trabalhar já precisa fazer uma viagem na linha 026-Ant. Bezerra/Messejana, e roda durante o dia até que seu rendeiro o substitua. Chega o lanche do rendeiro por volta das 20h, e ao sair ele já entra na linha 052-Grande Circular 2 e concluiu seu horário recolhendo de um determinado terminal, e ali ele completou sua carga horária. São exemplos assim e outros bem diferentes que irão acontecer, no entanto, os funcionários deverão conhecer novas linhas para que não causem problemas com o itinerário programado.

Se você leu até aqui, parabéns, pois é um sinal que você tem interesse em aprender mais sobre o transporte urbano e opta por saber de informações por fontes seguras.

Redação: Narcisio Santos

7 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Motorista de uma empresa vai fazer viagem para outra.

    ResponderExcluir
  2. Ótima idéia,pois os motoristas irão recolher seus carros mais próximo de suas garagens....com isso o profissional terá mais tempo de descanso...

    ResponderExcluir
  3. Excelente, pena que hoje por somente 10 empresas de ônibus prestando serviços ainda ficaram algumas linhas com quilometragem altas.

    ResponderExcluir
  4. Uma economia para empresas ótimo, mais onde fica o passageiro nessa economia pq a passagem vai continuar o mesmo preço sendo que o ano que vem vai aumentar com certeza, vamos pensar juntos se vai gerar uma economia para empresas vamos baixar o preco da passagem .

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Boatos de que adiaram a data inicial pela segunda vez... vamos aguardar

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال