Exclusivo: saiba como está dividida a frota de ônibus de Fortaleza

O MOB Ceará realizou uma pesquisa baseada na atividade prática dos ônibus das 10 empresas urbanas do sistema integrado de Fortaleza.


A pesquisa de frota contabilizou que, até a publicação desta matéria, operam 1432 ônibus, embora existam mais do que isso cadastrados no sistema do órgão gestor, mas são veículos, alguns deles, que não rodam há mais de dois anos e outros sequer existem mais.

A idade média geral baseada no ano de fabricação dos chassis está em 7,5 anos, onde os mais novos possuem fabricação do ano vigente e os mais velhos chegaram em 2009, mas seus chassis foram fabricados em 2008.

Divisão de classes para a remuneração da prefeitura por km rodado

A rigor técnico, no sistema urbano de Fortaleza não existem veículos da classe pesado, mas, por critério de remuneração, a prefeitura considera como pertencentes à essa classificação os ônibus que possuam motores com potência igual ou maior que 238cv associados a um comprimento de carroceria de 13,2 metros de comprimento. Considerando este ponto, a divisão fica da seguinte forma:

580 semi pesados, ou 40,5%
507 leves, ou 35,41%
261 pesados, representando 18,23%
66 midis, ou 4,61%
17 micros, ou 1,19%
1 extra pesado (articulado), que ocupa apenas 0,07% do total da frota

Em quantidade de veículos, a maior empresa de ônibus é a Vega, com 259 ônibus representando 18,09% da frota atual. A menor é a Santa Cecília com 5,24% e 75 veículos operantes até o fim de Setembro de 2023, lembrando que a empresa é maior que outras, mas teria terceirizado temporariamente cerca de 15 tabelas enquanto adquire novos veículos e renova parte da frota. Vale ressaltar que todos esses percentuais não são relacionados à participação das companhias no sistema, pois cada viação possui uma quantidade de reservas em proporções muito particulares.



A fonte de dados do MOB Ceará possui margem de erro estimada em menos de 0,5%. A atualização destes números pode ser feita ao decorrer do dia de acordo com a repercussão da matéria e de novas revisões nos cálculos pertencentes à equipe. A pesquisa não inclui os 5 novos da Santa Maria que já foram vistoriados.

Redação: Narcisio Santos

7 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. De onde saiu esse 18,23% de pesados? Se não temos ônibus da categoria pesados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A leitura do texto pode lhe ajudar na resposta.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Os veículos com Chassi Mercedes-Benz OF-1724/24L, Volkswagen 17.260 - OD e Volvo B270F são considerados pesados pela Etufor.

      Excluir
    4. Felipe Mateus Pinheiro Bento. Valeu pelo o seu esclarecimento. Mas o que definiria um ônibus ser da categoria pesado? Seria por acaso a sua largura? Junto com a potência do seu motor? Pois eu tinha em mente ser apenas ônibus de12m e adiante de largura. E ter motor central ou traseiro.

      Excluir
    5. Na teoria o pesado teria de ter 18 toneladas como PBT mínimo. Tivemos veículos curtos "pagos"como pesados como o 33001 e 002 Scanias F94HB da Rota Expressa... e leves como 10008 e 009 OH1420 pagos como semi pesados

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال