Em Fortaleza, quase todas as empresas renovaram a frota em 2023. As carrocerias cotadas foram Marcopolo e Caio.
Foram 55 unidades do modelo Torino entregues neste ano, totalizando 40,4% do total adquirido pelas empresas urbanas, um percentual maior que no ano passado.
Já a Caio liderou as vendas com 59,6% das carrocerias vendidas/entregues. Da fabricante, ainda restam chegar as últimas unidades, que serão da São José e serão os únicos Volkswagen Euro 6 do sistema até então, onde representará 2% dos chassis encomendados. Apesar de pequeno o percentual, demonstra a retomada da marca nas vendas de chassis para os frotistas, pois os últimos chassis Volks encomendados foram em 2019. A Mercedes-Benz lidera nas vendas de chassis no Ceará.
Encarroçadoras como Comil, Mascarello e Neobus tiveram negócios voltados ao fretamento cearense ou em licitações para transporte escolar, embora sobre a Neobus e Mascarello, o MOB Ceará não recebeu informações sobre ter tido produtos entregues em 2023 ao estado. A Comil é forte no segmento rodoviário e compete com as outras marcas renomadas. A Busscar não fornece veículos urbanos e outras marcas não foram mencionadas pelo mesmo motivo ou por terem inexpressividade na atualidade do transporte cearense. Veja a distribuição por empresa:
Marcopolo
Fortaleza: 18
Santa Maria: 05
Aliança: 02
Maraponga: 12
Via Urbana: 04
Dragão do Mar: 14
Total: 55
Caio
São José: 23 (3 ainda não chegaram)
Aliança: 05
Via Urbana: 32
Vega: 16
Dragão do Mar: 05
Total: 81
Redação: Narcisio Santos