REDES:

_

Primeiro G8 da Princesa inicia as suas operações Os primeiros Volksbus Euro 6 de Fortaleza serão da São José Ranking: Mais veículos com ar-condicionado em operação no urbano Primeiros Mercedes-Benz OF-1726L são conferidos pelo MOB Ceará Transconquista adquire primeiro Ideale OH-1518 do Ceará

sábado, 23 de setembro de 2023

Somente 02 empresas possuem frota que pode rodar em 100% de suas linhas

Apenas 02 empresas de ônibus de Fortaleza possuem uma frota onde todos os carros podem operar em todas as linhas sob qualquer circunstância.


Entenda

As linhas de ônibus de Fortaleza possuem linhas que devem ser atendidas por determinados tipos de veículos.

Existem linhas que rodam micros, micrões, veículos com 05 portas e a maioria que são operadas por ônibus convencionais de 2 ou 3 portas e com comprimento de 10,5 a 13,2 metros.

As linhas que são operadas por micros e micrões, por exemplo, podem receber em caráter de substituição por defeito qualquer outro ônibus de qualquer outra categoria, porém, as viagens que esses ônibus maiores forem fazer serão remunerados pela prefeitura pelo menor valor, ou seja, o custeio da quilometragem será pago como se fosse micro/micrão.

Já esses veículos não podem operar em outra linha que não tenha uma tabela superior a ela, ou seja, não se pode ver um micro rodando numa linha como a 031 - Av. Borges de Melo/Papicu 1, pois prejudicaria totalmente o fluxo da linha.

Outra situação são as linhas que passam por corredores exclusivos com estações BRT. Não há possibilidade de um ônibus comum de 03 portas realizar uma viagem nas tais linhas durante o funcionamento das estações, o que limita o uso de 100% da frota para as empresas que possuem tais linhas.

Seguindo essa lógica, a duas únicas empresas cuja frota é 100% utilizável em qualquer de suas linhas é a Aliança e Siará Grande. Toda a frota da Aliança possui 03 portas, dividida entre veículos de 10,5 a 13,2 metros e todas as suas linhas aceitam todos os veículos de sua frota. A Siará Grande tem a mesma situação, com o adicional de ter um único veículo de 05 portas, mas não há linhas do padrão BRT em seu quadro de operação que exijam a exclusividade do coletivo.


Empresas como a Via Urbana já não poderiam entrar na lista, pois apesar de não ter mais micros, possui veículos de 2 portas, que não poderiam, por exemplo, realizar uma viagem na linha 051 - Grande Circular 1. A referida companhia e a Siará Grande são as únicas que possuem um veículo de 05 portas, mas que não tem nenhuma linha em seus quadro operacionais que exija mais esse tipo de configuração.

Entenderam? Se não entenderam podem comentar.

Redação: Narcisio Santos

5 comentários:

Edson Feijó disse...

Poderia colocar foto desses 2 onibus de 5 portas e fazer uma matéria dos referidos. Para exaltar a inutilização de suas portas extras.

Walacy disse...

Pior é a Penha, que adquiriu um veiculo de 5 portas que não passa em nenhuma estação BRT kkkkkkkkkkk

Paulo Henrique Felício disse...

Comprou por necessidade para suprir tabelas...

Walacy disse...

E nao poderia ter comprado um veículo adequado à sua realidade?

aasj disse...

E também o ônibus 5p (da Penha) estava na Cequip pronta entrega. E tinha pintura de Fortaleza.