Linhas de micros tendem a ser operadas por ônibus maiores

As empresas estão entendendo que, para o cenário atual do transporte público de Fortaleza, as linhas de micros e micrões deveriam receber veículos leves, que são maiores que os micros e menores que o modelo mais usado em linhas de grande fluxo.


Contudo, algumas linhas poderão ter problemas para receber esses veículos pouco mais compridos, pois seus itinerários possuem diversos trechos mais estreitos que dificultam ou até impossibilitam o tráfego de veículos maiores, como nos bairros Genibaú e Vila do Mar.

No caso desta última citada, por exemplo, a rota tem espaços menores para manobra de ônibus maiores como na Rua Grito de Alerta que, se ficar algum carro estacionado já complica a passagem dos ônibus entre outros trechos.



Acontece que esses ônibus do tipo midi deverão sair de circulação, e as empresas precisarão trocá-los pelos leves, para terem um veículo na garagem que possa rodar em todas as linhas na hora da necessidade, sem a limitação do micrão e poderão ocorrer mudanças em parte desses itinerários, para viabilizar a substituição desses veículos pouco maiores.


A Viação Fortaleza e a Viação Urbana já erradicaram essa classe da frota. A São José caminha para a mesma decisão. A Dragão do Mar possui diversos e com boa idade média mas tende a retirá-los antes dos Torinos de 2015 de mesmo chassi.

As únicas empresas atuais que nunca tiveram micros ou micrões são a Siará Grande e Aliança.

Redação: Narcisio Santos

2 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Interessante a matéria. No caso da linha 356, ela já foi operada por carros grandes no passado. Existem linhas que mudaram de itinerário como a linha 359 que parou de operar na rua Inácio Parente (minúscula) e agora passa a adentrar ao outro lado da Serrinha pela rua Guerra Junqueira, com capacidade para carros maiores. Acredito que a erradicação das classes midi só vão trazer benefícios para os usuários justamente por ser maior, comportar maior demanda e ser útil para qualquer linha nas garagens. Por fim, existem várias linhas operadas pelas Cootraps que deveriam ser da classe leve por causa da demanda (712 que o diga), mas isso infelizmente nunca vai acontecer.

    ResponderExcluir
  2. E na 710 já tem ônibus 1519/15190. Ex: hoje passou 12443.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال