Empresa Campelo: De Teresina para o Ceará

Pouco conhecida em terras cearenses, a Empresa Campelo marcou história no Estado do Piauí por ser a pedra fundamental na criação de uma das empresas mais tradicionais do setor urbano de Teresina: A Emtracol.


A família Campelo mantém, até os dias de hoje, forte influência no setor urbano da capital piauiense, marcando presença no quadro societário de empresas como a Emtracol, Transportes São Cristóvão, Transportes Therezina e Expresso Santa Cruz. A carreira da família no transporte coletivo teve início quando Nilo Campelo de Matos fundou uma empresa com o seu sobrenome, e começou a atuar, até a primeira metade da década de 1970, em linhas locais e rodoviárias. Para o Ceará, a Empresa Campelo operou, até ser extinta, uma rota que ligava Teresina à Crateús.



Nilo também exerceu cargo na área política, sendo eleito em 1976 para a prefeitura de São Miguel do Tapuio, município situado à 216 km de Teresina.


Ainda na década de 1970, a Empresa Campelo encerrou suas operações e foi vendida para a Viação Ipú Brasília, junto com a linha Teresina/Crateús, bem como o veículo da imagem acima, um belíssimo Nicola com chassi Mercedes-Benz LPO, que, segundo informações, ganhou o prefixo 40 na Vipu.


Com o fim das atividades da empresa, Nilo Campelo fundou a Empresa de Transportes Coletivos (Emtracol) em 1976 passando assim a atuar no setor urbano, se mantendo à frente da empresa por vários anos e exercendo forte influência na companhia até 1994, ano de seu falecimento. Aos poucos, os irmãos que tinham ações na empresa se retiraram da sociedade para fundar as novas empresas citadas acima.




9 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Há outra!!! - de Teresina para São Benedito - Empresa LIVRAMENTO, Linha que depois foi adquirida pela Viação Itapemirim, e afirmo isso, com prova - minha palavra - em julho de 1983, viajei de Piripiri até Ubajara, e NÃO Lembro por qual razão, bem como, guardei o Bilhete de Passagem, desta segunda, e impresso o Número da Rota 18-006, Linha Teresina - São Benedito.

    ResponderExcluir
  2. na cidade de Crateús, também outras Empresas, tem suas histórias desconhecidas, as empresas Machado et São Francisco - com Linhas na área.

    ResponderExcluir
  3. ativando a Memória, alguns fatos são relembrados, haja vista, estas empresas NUNCA aparecem nos escritos do Ceará - quais sejam, estas empresas é como se NÃO atuassem no Estado - a exemplo da Empresa MIGUEL LEAL, que tinha sua Linha de Teresina para Iguatu, com pernoite em Campos Sales - a viagem chegava ao final do dia (17 horas), da terça-feira, para na quarta-feira, às 5 horas, partia para Iguatu, e às 17 horas, já estava de volta a Campos Sales, para no dia seguinte, já na quinta-feira, partia às 5 horas na direção de Teresina. Tudo presenciei, em 1978, em Campos Sales - Acrescentando, nesta mesma época, com a conclusão da estrada que ligava à Crateús, a Empresa MACHADO, diariamente, às 17 horas, o ônibus - com a côr Verde chegava a essa cidade, de Campos Sales, para retorna na manhã seguinte, até Crateús.

    ResponderExcluir
  4. CORRIGINDO, estas Empresas - as acima, citadas - NUNCA - apareceram (tempo do Verbo, no passado)

    ResponderExcluir
  5. Esse O-364 marcou demais o transporte no Brasil,creio que jamais farão um carro urbano com tanto conforto para passageiros e motoristas...

    ResponderExcluir
  6. este veículo na côr branca, foi dos piores desenhos para transporte que montaram no país, haja vista, além de estreito, as caixas da roda dificultava a locomoção do passageiro dentro veículo, e com as cadeiras em diferentes alturas, e a péssima circulação do AR - que é o que compõe a Natureza - tornava-o quente - PORTANTO, Desconfortável é apelido!!!! - Lata de sardinha somado a Forno de padaria.

    ResponderExcluir
  7. Lendo o Anuário Estatístico do DNER, publicado no ano - 1983 - e como em outro Comentário, anterior, mencionei a Empresa MIGUEL LEAL, rota Teresina - Iguatu, código 18-0544-20; pela Expresso IPU-BRASÍLIA - e na linha Teresina - São Benedito, código 0421-20, pela Viação ITAPEMIRIM.

    ResponderExcluir

  8. pela “internet” encontra-se essa informação
    razão social: Miguel Leal Cia LTDA nome fantasia: EMPRESA MIGUEL LEAL Data da Abertura: 07/jan./1975 Motivo Situação Cadastral: EXTINÇÃO por Encerramento Liquidação Voluntária Localização - Município: Teresina Estado: Piauí

    ResponderExcluir

  9. há - verbo Haver - algo, que devem muito Compreender - qual o Significado de "EMPRESA"; ou, seria da Firma, expressão mais usual à época da qual foram constituída, haja vista, a Frota era bastante Reduzida, bem como, a devida estrutura para o Real Funcionamento com todas as Peculiaridades e as devidas Exigências Legais, se é que essas eram Cumpridas!!!!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال