5 linhas de ônibus que poucos conhecem

Muitas linhas de ônibus só chegam ao conhecimento de pequenas regiões de Fortaleza. Isso se dá devido serem rotas curtas, chamadas de linhas intrabairros, que circulam apenas em uma pequena área do mesmo bairro.



Veja uma amostra dessas linhas:

916-Caça e Pesca/Sabiaguaba

Esta linha faz um trajeto de pouco mais de 4 km de extensão, ligando o ponto final de ônibus do Caça e Pesca ao outro lado da ponte do Rio Sabiaguaba. A Via Urbana opera na rota.

644-Lagoa Redonda/Abreulândia/Litorânea

Esta rota opera apenas nas últimas horas da noite. É um complemento da linha 634-Abreulândia - Esquerda. A 644 substitui a 634 porque faz um desvio para atender aos passageiros da avenida que vai ao Beach Park, a Litorânea.

860-Papicu/Clube dos Diários

Essa linha é nova, embora esteja operante durante o isolamento social. Ela foi feita para atender a demanda que surgiu para a nova escola com administração militar, que fica próximo a Cidade Fortal, onde ficava o clube da polícia militar.

675-Jardim União/Sítio Guarani

Operada pela Dragão do Mar, a linha foi criada há poucos meses, e roda apenas dentro do bairro Jardim União, com um micro ônibus 2013 efetivo. Só verá a linha quem trafegar por dentro do bairro, pois a rota é muito curta.

836-Cj. Dona Yolanda Queiroz
A rota já foi mais escondida, pois ligava o conjunto que leva o nome da viúva de Edson Queiroz até o final da linha Edson Queiroz, mas há algum tempo teve a sua rota estendida até a Av. Washington Soares para viabilizar a integração.

O MOB Ceará iria incluir a linha 669-Palmeirinha/Laguna Park, porém a rota começou pouco antes da pandemia e não se sabe se o projeto, que estava em operação assistida, vai retornar ou não.

Fonte: MOB Ceará
Redação: Narcisio Santos

8 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Eu não consideraria a 644 uma "interbairros". A 644 - como foi citado - é um "complemento" da 634 para passar o Posto Maluaga e ir até o Alphaville.

    O correto seria juntar o Litorânea e o Gereberaba e fazer uma linha só, regular. A demanda da 644 (mesmo no pré pandemia), caiu muito. Ele continua sendo um 634 "gambiarrado".

    Uma interbairros legal era aquela José Walter/ Orgulho do Ceará. O que prova que a demanda por "integração física" ainda existe (faz falta novos terminais).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela não é interbairros, é alimentadora. Está na lista pois só roda a noite e elimina muito a chance da maioria das pessoas a conhecer.

      Excluir
    2. Concordo plenamente a 644 não e inter bairro ela foi criado para buscar os trabalhadores perto do Alphaville certo que só e esse horário, mais a ETUFOR, poderia pensar em deixar definitivo.

      Excluir
  2. Ah, tá. Pensei que o critério era ser só as interbairros. Eu uso ela muito de vez em quando, mas não passo da Ypióca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, os meninos corrigiram meu texto alterando intrabairros para interbairros. Fui ver agora. A 644 é alimentadora mas por rodar apenas na noite e com pouca frota se torna desconhecida, por isso listei ela.

      Excluir
  3. Adorei a matéria. Apesar de não conhecer a fundo o sistema de Fortaleza, nunca tive conhecimento dessas linhas. Parabéns pela a matéria.

    ResponderExcluir
  4. A linha 836 deveria ser extendida fazendo um círculo até o conjunto alvorada nas proximidades do colégio nova dimensão

    ResponderExcluir
  5. Me desculpe por dizer isso mas a o sistema STIFor não é só para rodar em Fortaleza por que a 644 anda em Aquiraz se não pode roda em Aquiraz

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال