Como ficaria se a Fretcar renovasse o urbano com toda a sua frota metropolitana?

O MOB Ceará fez um estudo analisando a seguinte suposição: ''Se a Fretcar deixasse o metropolitano, e inserisse todos os seus 31 ônibus para retirar os 30 veículos mais velhos do sistema integrado de Fortaleza, melhoraria a idade média? ''


A empresa possui 30 veículos no sistema urbano com ano de fabricação igual ou inferior a 2010, e sua frota metropolitana é composta por veículos cujas carrocerias possuem fabricação de 2011 a 2014. É claro que a situação simulada é quase impossível de acontecer, visto que exigiria muitas mudanças nas atuais linhas operantes de Fortaleza para comportar tantos veículos com duas portas, além da inviabilidade de pintar 31 ônibus que não possuem uma idade média tão impactante na frota urbana, já que a inserção deles só reduziria 1 ano na idade total, que é de 7,9 segundo a fabricação dos chassis.

Contudo, uma renovação com 11 veículos novos já faria toda a diferença, pois a idade média cairia 1 ano e meio, além de um retorno mais eficaz nos custos de manutenção, A verdade é que a esperança e a expectativa dos busólogos é de que a Fretcar traga grandes novidades em 2020, mesmo com o ônus da crise instaurada no setor, piorada com a decisão de isolamento social por conta da Covid-19. Vale ressaltar que, a suposição citada nesta matéria, não oculta indiretamente informações sobre o processo licitatório no sistema metropolitano, que está previsto para ser concluído neste ano - é apenas uma suposição, para fazer sua cabeça imaginar o cenário.

Fonte: MOB Ceará
Redação: Narcísio Santos

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال