Autoviária Freitas 22019: Da Expobus para Fortaleza

1994 foi um ano que marcou o início do fim da era de ouro dos ônibus pesados em Fortaleza. Também teve em comum o lançamento da última carroceria Thamco para o setor urbano, e a realização da terceira edição da Expobus, feira destinada ao transporte coletivo e realizada entre os meses de Setembro e Outubro do referido ano.

Na ocasião da feira, a Thamco Indústria e Comércio de Ônibus mostrou aos visitantes a sua nova aposta na competição do segmento urbano de transporte de passageiros. Como substituição ao bem sucedido modelo Scorpion, o Dinamus trazia linhas mais modernas e atuais, reforços estruturais, além de diversas soluções para baratear a produção e o consequente valor de venda e de manutenção.

Realizada no Expo Center Norte, na capital paulista, entre os dias 26 de Setembro e 2 de Outubro de 1994, a Expobus reuniu fabricantes de carrocerias, chassis e implementos para ônibus do Brasil e do exterior, mostrando as promessas para os anos seguintes e facilitando negociações entre clientes e expositores.



Entre os veículos expostos pela Thamco durante a feira, destacou-se um exemplar equipado com chassi Volvo B-58, sob a novíssima carroceria do modelo Dinamus. Possante como qualquer Volvo da época, o veículo chamou a atenção de empresários cearenses, já que ele dispunha da pintura do SIT de Fortaleza, estando assim, a disposição para se adequar facilmente à frota de qualquer empresa de terras alencarinas.

Representantes da Autoviária Freitas que estiveram na Expobus sentaram com os dirigentes da Thamco afim de fechar negócio no ônibus e o trouxeram para Fortaleza logo depois do fim do evento.


Na garagem da empresa fundada pelo Sr. Paulo Maria de Freitas, a nova aquisição chamava a atenção pela beleza e robustez, fazendo companhia aos "irmãos" Thamco, que já faziam parte da frota em circulação.

O primeiro Dinamus de Fortaleza foi enumerado 22019, iniciando as operações em meados do início de 1995 trafegando no recém inaugurado Terminal do Siqueira, transportando os passageiros que utilizavam a linha 355 - Siqueira/José Bastos.

Em 2000, ele foi renumerado para 22319, e operou por pouco mais de 2 anos, rodando em linhas como a 333-Bom Jardim/Centro e 360-Siqueira/João Pessoa.


Em 2003, já desativado, a justiça o levou embora pois ele dotava de uma penhora judicial do INSS. Poucos meses depois, a Autoviária Freitas foi vendida.

Fonte: MOB Ceará

1 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Que carro!! Sou um orfao dessa era de ouro. Fortaleza era nivel BH,em termos de pesados. A extinta Cialtra teve um tambem. O 04419, tambem b58, rodava nas tambem extintas 800 Papicu Centro e na 850 Av Santos Dumont

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال