REDES:

_

Com novidades, Viação Itapemirim recebe o MOB Ceará São José de Ribamar: a empresa extinta mais falada na busologia Marcopolo apresenta plataforma BioSafe para empresários no Ceará RCR Locação acrescenta em sua frota cearense novos Ideale 800 Horizonte Transportes inova com aquisição de ônibus 0km

domingo, 22 de março de 2020

Autoviária Freitas 22019: Da Expobus para Fortaleza

1994 foi um ano que marcou o início do fim da era de ouro dos ônibus pesados em Fortaleza. Também teve em comum o lançamento da última carroceria Thamco para o setor urbano, e a realização da terceira edição da Expobus, feira destinada ao transporte coletivo e realizada entre os meses de Setembro e Outubro do referido ano.

Na ocasião da feira, a Thamco Indústria e Comércio de Ônibus mostrou aos visitantes a sua nova aposta na competição do segmento urbano de transporte de passageiros. Como substituição ao bem sucedido modelo Scorpion, o Dinamus trazia linhas mais modernas e atuais, reforços estruturais, além de diversas soluções para baratear a produção e o consequente valor de venda e de manutenção.

Realizada no Expo Center Norte, na capital paulista, entre os dias 26 de Setembro e 2 de Outubro de 1994, a Expobus reuniu fabricantes de carrocerias, chassis e implementos para ônibus do Brasil e do exterior, mostrando as promessas para os anos seguintes e facilitando negociações entre clientes e expositores.



Entre os veículos expostos pela Thamco durante a feira, destacou-se um exemplar equipado com chassi Volvo B-58, sob a novíssima carroceria do modelo Dinamus. Possante como qualquer Volvo da época, o veículo chamou a atenção de empresários cearenses, já que ele dispunha da pintura do SIT de Fortaleza, estando assim, a disposição para se adequar facilmente à frota de qualquer empresa de terras alencarinas.

Representantes da Autoviária Freitas que estiveram na Expobus sentaram com os dirigentes da Thamco afim de fechar negócio no ônibus e o trouxeram para Fortaleza logo depois do fim do evento.


Na garagem da empresa fundada pelo Sr. Paulo Maria de Freitas, a nova aquisição chamava a atenção pela beleza e robustez, fazendo companhia aos "irmãos" Thamco, que já faziam parte da frota em circulação.

O primeiro Dinamus de Fortaleza foi enumerado 22019, iniciando as operações em meados do início de 1995 trafegando no recém inaugurado Terminal do Siqueira, transportando os passageiros que utilizavam a linha 355 - Siqueira/José Bastos.

Em 2000, ele foi renumerado para 22319, e operou por pouco mais de 2 anos, rodando em linhas como a 333-Bom Jardim/Centro e 360-Siqueira/João Pessoa.


Em 2003, já desativado, a justiça o levou embora pois ele dotava de uma penhora judicial do INSS. Poucos meses depois, a Autoviária Freitas foi vendida.

Fonte: MOB Ceará

1 comentários:

San disse...

Que carro!! Sou um orfao dessa era de ouro. Fortaleza era nivel BH,em termos de pesados. A extinta Cialtra teve um tambem. O 04419, tambem b58, rodava nas tambem extintas 800 Papicu Centro e na 850 Av Santos Dumont