Prefeitura de Fortaleza entrega corredor da Avenida Aguanambi

Na manhã da última sexta-feira (28), a Prefeitura de Fortaleza realizou uma cerimônia de entrega do corredor de ônibus da Avenida Aguanambi.




Depois de 3 anos, a obra foi entregue pela Prefeitura Municipal em parceria com o Governo do Estado do Ceará,  este que é segundo corredor BRT da capital cearense, localizado na Avenida citada. A cerimônia teve o seu inicio por volta de 9h da manhã e contou com a presença do prefeito Roberto Cláudio, e do governador Camilo Santana, além de secretariados, convidados, políticos e da população. A entrega foi marcada por um passeio do prefeito e do governador no articulado 02400 da Viação Fortaleza, partindo da Praça Manoel Dias Branco até a estação nomeada de "O Povo".

Foram entregues 6 estações com estrutura para comportar até dois ônibus articulados, e um do modelo "padron" com porta na esquerda, embarcando e desembarcando ao mesmo tempo, nos sentidos Centro e Messejana. As estações detêm de portas de vidros com sistema de automação onde elas se abrem através de sensores, além das telas de LCD onde os passageiros podem observar as previsões de cada linha. Junto das estações, foram entregues o corredor de concreto para o trafego dos ônibus, um novo viaduto que fez parte da primeira etapa das obras, sistema binário com sonorização nos semáforos, paisagismo, ciclofaixas, nova iluminação, calçadas com adaptações para pessoas com deficiência, novas tubulações da CAGECE e abrigos para outras linhas. A Aguanambi agora conta com 4 faixas, sendo 1 faixa do corredor exclusivo para as estações, 2 faixas para veículos de passeio e caminhões e uma faixa ao lado direito para outras linhas de ônibus convencionais com portas somente do lado direito do veículo.

As obras foram orçadas em R$ 105,7 milhões e contaram com recursos provenientes de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Quais linhas irão operar no corredor Messejana/Centro?



De acordo com a ETUFOR, as linhas: 026-Antônio Bezerra/Messejana, 073-Siqueira/Praia de Iracema, 078-Siqueira/Mucuripe (Fins de semana), 226-Expresso/Ant.Bezerra/Messejana, 600-Messejana/Frei Cirilo/Centro/Expresso, 609-Cid. dos Funcionários/Sítio São José, 649-Cid. dos Funcionários/Sítio São José/CMR, 650-Messejana/Centro/BR Nova/Expresso e 660-Conjunto Palmeiras/Centro, irão operar no novo corredor.

Linha 026 ganha dois articulados
De inicio, apenas as linhas 026 e 226 estarão operando nas estações de nível e, de acordo com o prefeito, depois disso, haverá uma avaliação para então incluir mais sete linhas e chegar a nove como projetado. O secretário da Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), João Pupo, reforçou que a cada dez dias duas novas linhas entram no esquema, até completar as nove.

E as outras linhas, como funcionarão as operações?

As outras linhas convencionais com veículos de 2 e 3 portas, metropolitanas e complementares, continuarão a trafegar normalmente pela avenida na faixa da direita, utilizando para embarque e desembarque as paradas de coletivos localizada nas calçadas. Saiba a seguir, quais as linhas urbanas que NÃO utilizarão o corredor Expresso Fortaleza - Messejana/Centro:



013-Aguanambi I
014-Aguanambi II
022-Jardim das Oliveiras/Centro
044/144-Parangaba/Papicu/Montese
045-145-Cj. Ceará/Papicu/Montese
064-Corujão/Aeroporto: Centro/Rodoviária
085-Lagoa/Aldeota
503-Av. Treze de Maio/Rodoviária I
504-Av. Treze de Maio/Rodoviária II
604-Dias Macedo/Centro
610-Cid. dos Funcionários/Conj.Alvorada
611-Cid. dos Funcionários/Cofeco/Lago Jacarey
612-Cj. Tancredo Neves/Novo Lagamar
613-Barroso/JD. Violeta
625-Parque Manibura/Borges de Melo
633-Passaré/Centro
665-Corujão/Messejana/Centro
666-Jardim Castelão
670-Sitio São João/Centro

725-Parque Santa Maria/Liceu
917-Aeroporto/Beira Mar

Fonte: MOB Ceará

3 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Entrada pela porta traseira e paradas em estações elevadas. Por se tratar de um modo e tipo de serviço diferenciado das demais linhas. Seus ônibus ao meu ver, deveriam ter uma pintura diferenciada.

    ResponderExcluir
  2. So tem um articulado na 026 e da vega ou da fortaleza? E vao colocar mais?

    ResponderExcluir
  3. Não existem nenhum articulado na 026/226 São apenas carros padrões 5 portas

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال