Os Gigantes da Expresso Timbira
No ano de 1984, a Expresso Timbira adquiriu de fábrica 3 unidades do modelo rodoviário high-deck Nielson Diplomata 380 Volvo B58 com três eixos.
Com 13,2 metros de comprimento e 3,9 de altura, os veículos não tinham ar condicionado e possuíam os prefixos 187, 188 e 189. Algumas das características desses veículos: Serviço convencional (50 lugares + banheiro), Bagageiros de 16,6 m², caixa de marcha tipo split com 12 velocidades e faróis no para-choque.
De início, foram escalados na linha Fortaleza-Belém, sendo transferidos anos depois para os setores de Teresina e São Luís. Rodaram até meados de 1997/1998.
Curiosidades sobre esses veículos na Timbira:
- A caixa de marcha foi trocada em pouco tempo por uma caixa de 6 velocidades devido os motoristas não se adaptarem ao sistema split.
- Os faróis vieram de fábrica no para-choque, mas a péssima condição das vias no trecho no Maranhão e animais que colidiam com os veículos, ocasionava na quebra do para-choque e, consequentemente, na quebra dos faróis.
A Timbira então fez uma mudança, colocando os faróis na posição vertical, assim como era nos Diplomatas originais com motor dianteiro.
- Esses veículos não tinham cama para os motoristas. Então eles providenciavam uma cama nas duas últimas cadeiras, colocando um colchonete.
- Devido a sua altura, os veículos não tinham acesso as plataformas de embarque/desembarque da rodoviária Engenheiro João Thomé, pois as passarelas de acesso eram baixas, fazendo com que esses veículos desembarcassem fora das plataformas. Durante a década de 1980, as passarelas foram reformadas, aumentando sua altura e permitindo a entrada dos gigantes da Expresso Timbira.
Fonte: MOB Ceará
Colaboração: Renato Garcia
21 comentários:
Diplomata é um classico. Pra mim, é um dos modelos mais bonitos produzidos a até hoje.
Eternamente expresso timbira !
Grande clássico da Timbira, ainda me lembro destes em 97/98 na garagem de Teresina na qual meu pai trabalhava.
Eles são muito lindos apesar de eu não ser dessa época!kkkkkkkk
Tbm acho é nois
um deles foi destruido em um acidente na ponte do rio codozinho
Andei várias vezes no trecho " Timbiras/ Teresina ".
onde anda eles os 380 da timbira
Meu pai trabalhou quase 20 anos na expresso Timbira e teve o prazer de roda no 045(diplomata 2.60 volvo B58),186(marcopolo GV 1150 VOLVO B10M),189(NIELSON DIPLOMATA 3.60 VOLVO B10M),211(marcopolo viaggio volvo B10M),216(marcopolo viaggio Scania 113),223(marcopolo viaggio Mercedes benz ),226 (marcopolo paradiso 1150 scania 113 trucada) e o 291(comil campione 3.45 volkbus 16.210).Uma das melhores empresas de transporte do Piauí,Ceara,Maranhão e Para.Meu pai entrou na mesma em 1981 eu nasci em 1983 vivia dentro das garagens da expresso Timbira.Adorava ouvir os roncos dos Volvos B10M quando chegavam.Sem explicação pena que faliu.
Foi o 186 que ia para a Barra do corda no horario que saia de Teresina as 22h30min o motorista dormiu e caiu da ponte que fica logo apos o KM 17(MA).
Eu também andei várias vezes, lembro até do motorista era Antonio Fernando parece
Uau
Faz tempo!! Todo dia esse ônibus passava lá em frente de casa,estrada de Coroatá
nasci 1980 viajei muito de pres.dutra a São Luís pra casa dos meus avós;a expresso timbira está na minha memória afetiva;fiquei triste com a morte das 32pessoas próximo a PERITORÓ o ônibus que vinha de Teresina a São Luís passei na hora que estava resgatando as pessoas.
Alguém conhece Moacir falcão da marzia que trabalhou nesta empresa
Me responde nesse número 999036684
Eita como eu queria ver a timbira de volta com essas cores vivas em ônibus novos
EITA . DEUS ABENÇOE UM EMPRESÁRIO.PRA RESGATA ESSA EMPRESA. E BOTA ELA DE VOLTA NO MERCADO DE VOLTA COM AS MESMAS
CORES E MESMO NOME .
Motorista sempre o culpado? Como você pode afirmar isso, motorista cansado provoca acidente.
Belém x Fortaleza x Belemx x Fortaleza.
Como se chama teu pai? Eu também trabalhei na Timbira em Teresina
Hoje quem domina é a expresso Guanabara
Postar um comentário