Crime de pular a catraca de ônibus é constante em Fortaleza

Hoje não gera mais surpresa em quem vê, em algumas linhas de Fortaleza, jovens e adultos pulando a catraca para não pagar a passagem.


No início, essa prática se dava apenas para jovens bagunceiros chamados em Fortaleza de "pirangueiros". Hoje em dia, em alguns casos, até jovens de boa aparência estão adotando a prática, desrespeitando até os profissionais do transporte que se vêem constrangidos em não coibir, vide a influência dessas pessoas com bandidos perigosos.


Já foi adotada uma estratégia de coibir essa prática, quando uma empresa de ônibus desenvolveu uma catraca dupla, para vedar o espaço acima da roleta, mas os criminosos arranjaram outra brecha na carroceria para pular.


O Decreto Lei 2.848 de 1940 que pune esses indivíduos está escrito no Artigo 176 do Código Penal, que prevê multa ou detenção de 15 dias a 2 meses. Cartazes foram colocados nos ônibus afim de educar a população.

O problema maior é que o custo total do sistema de transporte é dividido pelos usuários. Essas passagens que não são registradas são rateadas por quem é honesto, se tornando mais uma variável na hora do cálculo da tarifa do sistema de transporte. Além disso, essas pessoas tiram o direito do cliente em usufruir dos assentos dos pagantes.

Em algumas linhas, os traficantes de droga proíbem das pessoas pularem a catraca. Noutras regiões da cidade, os mesmos "autorizam" os jovens do crime a pularem mas não assaltarem os passageiros.

Ultimamente, os roubos em transporte coletivo estão  sendo feitos na maioria das vezes apenas aos passageiros, onde o cobrador e o motorista ficam ilesos.

Fonte: MOB Ceará

12 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Foi só mudar a catraca a frente que iria aumentar os assaltos...

    ResponderExcluir
  2. O povo não colabora ne. Tem horas que até penso que não vale a pena investir em equipamentos melhores pra uma parcela tão grande de mal educados da população. Além do pulo de catracas, vemos o povo rasgando películas, estofamento de bancos etc

    ResponderExcluir
  3. crime é tirar o direito de ir e vir do cidadão

    ResponderExcluir
  4. Eu estava sábado dando uma volta na linha 394-Pq.Univeraitarios/Lagoa1, quando já no final da linha uma menina subiu e pulou a catraca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nois pula mesmo ônibus é pra ser livre, tá achando ruim paga a passagem dos mn

      Excluir
    2. Aí dps tão achando ruim pq foram multados...

      Excluir
  5. Exemplos maiores deveria vim dos governantes que alimentam as passagens massacrando o povo pobre isso é que é crime
    Mas claro que não imita-los
    Devemos imitar o que é certo
    Não é porque roubam que devemos roubar não isso não
    Devemos ter caráter sempre.
    Claro não devemos generalizar claro que não

    ResponderExcluir
  6. Olha os meu filhos são ensinados a não pular catraca de forma nenhum
    Eles são orientados a não fazer isso
    Não tenho nada a ver com outros
    Mas com os meus sim e se tomar conhecimento vão ser corrigidos e reclamados não apoio
    Eu não ensino e nem apoio meus Filho s sabe
    Mas com as outros não tenho nada a falar

    ResponderExcluir
  7. Quando as pessoas que pagam são roubadas essas empresas se responsabilizar pelos os pertences ??????? Não!!! Eu pulo e vou continuar pulando 😘

    ResponderExcluir
  8. engraçado que se faltar 50 centavos nao pode passar, mas agora pular a catraca é crime né qd o cidadao so quer voltar pra casa ja SEM DINHEIRO q essa droga de sistema arranca da gente diariamente onde corremos o dobro pra ter metade do básico, aí vem as madame busão que SEQUER anda de onibus e diz que é crime....... sendo que quem acha isso ruim de verdade é só os playboy que segue norminha de sociedade e sequer enfrenta a realidade desgastante do transporte publico, vsf seus fresco

    ResponderExcluir
  9. la nas area se embaçar pra quem pula é pedo pra quem embaçou kkkkk

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال