Em 1986. a Transportadora Irmãos Bezerra adquiriu semi novo um Caio de duas portas e chassi Volvo B58.
O ônibus era um protótipo do ''Projeto Padron'', uma normativa para fabricação de carrocerias com determinado nível de qualidade e com características peculiares que podem ser explicadas em uma matéria do MOB Ceará disponibilizada neste link.
O veículo precursor do modelo Amélia foi usado até 1986, quando então a Irmãos Bezerra o adquiriu, reformou e lhe enumerou de 22. O carro juntamente de mais 3 Marcopolo Padron da CTC foram os primeiros Volvo a entrarem no sistema urbano de Fortaleza.
Fonte: MOB Ceará
Lembro demais desse carro na minha infância. Embora eu só tenha o visto por fora quando ia ao Centro. Nunca andei nele. Era muito imponente. Chamava atenção por onde passava, até mesmo de quem não entendia nada de ônibus.As caixas de ventilação era bem grandes na parte de cima do teto. O 125 da Via Urbana me lembra dele por isso. Pra mim sem dúvida foi o ônibus urbano mais bonito que já andou em Fortaleza.
ResponderExcluirLembro desse carro muito bonito rodava na linha do castelão
ResponderExcluirEra lindão mesmo! Bem a frente do seu tempo!
ExcluirVdd...andei umas duas vzs nesse carro,na linha do Castelão.
ExcluirEra massa! Gostei.
ResponderExcluirTive a felicidade de andar nele uma vez. Sua suspensão a ar balançava nas ruas esburacadas que era uma beleza.
ResponderExcluirEsse ônibus era show de bola os estudantes do Sumaré só esperavam ele para irem ao colégio horário de meio dia e quinze se eu num me engano, saudades desse ônibus
ResponderExcluirMeu velho pai hoje falecido trabalhou no carro 19 na linha Santa Teresa/centro nós anos 89/90.saia da escola e ia esperar ele no barviao.quanta saudades
ResponderExcluirUnknown, por curiosidade. Qual era o modelo do 19 da Irmãos Bezerra?
ResponderExcluir