Como se lê o prefixo dos ônibus da UTIL? Saiba agora

O MOB Ceará traz uma matéria especial, com um intuito de mostrar aos busólogos de todo o país, como é feita a "leitura" do prefixo de um ônibus da União Transporte Interestadual de Luxo - UTIL.

No exemplo, será usado apenas um veículo. Confira a baixo uma arte, onde demonstra como é representado um prefixo da UTIL.

Como foi observado na imagem, o digito "3" refere-se ao serviço "Plus", logo em seguida, o digito "9" representa o ano do veículo, no caso, ano de 2009, e os dois últimos dígitos representam o número do veículo na frota do serviço "Plus", ou seja, é o ônibus de número 02.

Numerações dos serviços:

4 - Tur
2 - Turismo 
7 - Premium
3 - Plus
14 - Clássico Premium
11 - Mix Plus Leito
18, 2, 6, 8, 9 - Clássico.

Prefixos diferentes, de numerações 14 (veículos que pertenciam a Real Expresso, empresa do grupo Guanabara, que simboliza o ano do carro e 04 o prefixo) e 2 (veículos oriundos da empresa Viação Saens Peña e N.S. das Graças), são numerações derivadas de veículos que manteve o prefixo original das empresas citadas acima, ou seja, são numerações que não prejudicam a sequência. Os prefixos citados acima ainda estão todos em operação.

Temos outra exceção no Fretamento para os micro ônibus que operam nas rotas do Projac (Rede Globo) que, possuem a seguinte numeração, exemplo o carro 422:

4 - O ano do veículo (2014)
22 - Prefixo de frota


Fonte: MOB Ceará
Colaboração: André Luiz Gomes

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال