REDES:

_

Com novidades, Viação Itapemirim recebe o MOB Ceará São José de Ribamar: a empresa extinta mais falada na busologia Marcopolo apresenta plataforma BioSafe para empresários no Ceará RCR Locação acrescenta em sua frota cearense novos Ideale 800 Horizonte Transportes inova com aquisição de ônibus 0km

domingo, 13 de agosto de 2017

Como se lê o prefixo dos ônibus da UTIL? Saiba agora

O MOB Ceará traz uma matéria especial, com um intuito de mostrar aos busólogos de todo o país, como é feita a "leitura" do prefixo de um ônibus da União Transporte Interestadual de Luxo - UTIL.

No exemplo, será usado apenas um veículo. Confira a baixo uma arte, onde demonstra como é representado um prefixo da UTIL.

Como foi observado na imagem, o digito "3" refere-se ao serviço "Plus", logo em seguida, o digito "9" representa o ano do veículo, no caso, ano de 2009, e os dois últimos dígitos representam o número do veículo na frota do serviço "Plus", ou seja, é o ônibus de número 02.

Numerações dos serviços:

4 - Tur
2 - Turismo 
7 - Premium
3 - Plus
14 - Clássico Premium
11 - Mix Plus Leito
18, 2, 6, 8, 9 - Clássico.

Prefixos diferentes, de numerações 14 (veículos que pertenciam a Real Expresso, empresa do grupo Guanabara, que simboliza o ano do carro e 04 o prefixo) e 2 (veículos oriundos da empresa Viação Saens Peña e N.S. das Graças), são numerações derivadas de veículos que manteve o prefixo original das empresas citadas acima, ou seja, são numerações que não prejudicam a sequência. Os prefixos citados acima ainda estão todos em operação.

Temos outra exceção no Fretamento para os micro ônibus que operam nas rotas do Projac (Rede Globo) que, possuem a seguinte numeração, exemplo o carro 422:

4 - O ano do veículo (2014)
22 - Prefixo de frota


Fonte: MOB Ceará
Colaboração: André Luiz Gomes

0 comentários: