Depois de 22 anos, Fortaleza terá o embarque de passageiros dos ônibus feito pela porta dianteira.
Primeiramente, as empresas testarão alguns ônibus com a nova configuração em algumas linhas. A prefeitura de Fortaleza divulgará quais delas sofrerão a alteração brevemente.
Atualmente, somente os micro ônibus possuem entrada pela porta dianteira, visto que os motoristas são responsáveis pelo recebimento das passagens. A nova configuração, se aprovada, exigirá mais cuidado dos passageiros ao descer dos veículos, bem como do motorista que deve ter total cautela na hora em que todos os usuários terminarem de descer. Dependendo da localização da catraca, o espaço para passageiros que sobem em terminais será maior, reduzindo as filas.
Fonte: MOB Ceará
Redação: Narcísio Santos
Qual motivo levou a mudança?
ResponderExcluirNão entendo se "A nova configuração exigirá mais cuidado dos passageiros ao descer dos veículos, bem como do motorista que deve ter total cautela na hora em que todos os usuários terminarem de descer". Como se muda algo que já está em funcionamento a anos por um cenário que na teoria vai gerar mais riscos, fora que já se assume que o motorista que já se queixa tanto de sobrecarga, vai passar a ter mais ainda!
ResponderExcluirOs cobradores permanecerão em seus postos.
ResponderExcluirEssa é uma boa decisão se o lugar do cobrador permanecer na porta traseira, pois assim , só passará da catraca aqueles que realmente vao descer. O chato da maioria que pega onibus , é ficar na porta de desembarque e seu ponto de parada ser bem mais longe. e quem vai descer logo , tem que passar pelo constrangimento do aperto.
ResponderExcluire quem for subir nos terminais? já pensei nisso também amigo
ExcluirÉ uma adaptação que desfavorece as pessoas que usam bilhete único, pois o tempo de integração ficará bem reduzido dependendo de onde as pessoas queiram ir. Acho que, ao invés disso, as adaptações que realmente deveriam ser obrigatórias, são de frota com ar-condicionado e ônibus que ofereçam conforto maior para os passageiros.
ResponderExcluirNao vai mudar em nada no bilhete, ele vai continuar com a duracao de duas horas
ExcluirAs pessoas tão reclamando por questão cultural, mas é mais vantajoso pro equilíbrio do pessoal do ônibus, mais seguro porque evita que o usuário atravesse na frente e que as gratuidades ficam na parte da frente. Sem que o cobrador precise ficar se deslocando
ResponderExcluirE tem mais, é assim no Brasil inteiro. Porque Fortaleza teria que permanecer com esse embarque traseiro???
ResponderExcluirQuero saber dos idosos .
ResponderExcluirSe a catraca continuar atrás fica legal , agora se mudar como vai ficar ? Pela traseira n da pra eles ficarem embarcando.
Aqui em SLS idosos tem cartão, todos passam pela catraca. Desde os anos 90 a entrada é feita pela dianteira e melhorou bastante a acessibilidade.
ExcluirTodas as gratuidades em SLS passam pela catraca com seus respectivos cartões.
Excluiracredito que este é ú primeiro passo para retirada dos cobradores!
ResponderExcluirConcordo plenamente no máximo 10 anos para não ter mais cobradores.
ExcluirSería mais inteligente aumentar o tamanho da catraca na altura evitando os pulos de catraca pelos assaltantes
ResponderExcluirSería mais inteligente aumentar o tamanho da catraca na altura evitando os pulos de catraca pelos assaltantes
ResponderExcluirAqui no Recife foi um pouco complicado no começo, mas.depois tudo foi absorvido pelo usuário com naturalidade.
ResponderExcluirMuito bom está nova alteração, por que teremos mais conforta ao andar em fortaleza, por que a possibilidade de ir sentado e bem maior, não vai ter os espaço de traz vazio, e quando a questão da segurança, já existem técnologias que possibilitem um desembarque seguro. Um exemplo e o sistema anjo da guarda, que assegura os ônibus saírem apenas com as portas fechada, e só abre que ele estiver parado.
ResponderExcluirGente, não interessa se a entrada é por trás, pela frente, pelo meio, por cima, pelas janelas. O que tem que mudar é a catraca, que devia ser aquelas duplas, evitando que algumas pessoas pulem e não paguem a passagem.
ResponderExcluirDavi, ja vi vídeos que mesmo com 2 catracas essas pragas pulam a catraca pela brecha que fica entre o teto..2 catracas vão é travar mais o embarque..vê nesse vídeo ai o...https://youtu.be/GzNzw17yuSc
ExcluirDavi, ja vi vídeos que mesmo com 2 catracas essas pragas pulam a catraca pela brecha que fica entre o teto..2 catracas vão é travar mais o embarque..vê nesse vídeo ai o...https://youtu.be/GzNzw17yuSc
ExcluirConcordaria com essa mudança, que particularmente eu não gosto. Se em contra partida, os empresários adquirissem para nós, ônibus com motor traseiro, quando tinhamos no tempo da primeira experiência com a catraca na frente nos anos 90.
ResponderExcluirTrabalhei 11 anos como cobrador e uso transporte coletivo a 38 anos. Minha opinião foi sempre que o embarque fosse pela frente. Mas com um detalhe, que o desembarque seja na porta do meio e não na traseira e que o cobrador ficasse do mesmo lado que fica atualmente,porém entre a porta dianteira e a do meio indo um pouco mais próximo da porta do meio para auxiliar o motorista se preciso em observar o desembarque.
ResponderExcluirEssa mudança aqui em Natal já aconteceu em 96/97 onde o embarque pela a traseira passou a ser pela a frente e todos se adaptaram. No meu ver é mais seguro, pois do mesmo jeito que o motorista tem que ter cuidado ao embarcar o usuário por trás ele terá o mesmo cuidado no desembarque. Basta fechar a porta antes de sair. Simples! No meu ver é um ponto positivo e Fortaleza merece essa atualização.
ResponderExcluirConcordo plenamente 👏👏👏👏
ExcluirQuando você precisa saber informações vai procura o motorista , como decer em um parada e embarcando pela dianteira numa linha que tem um movimento grande como o passageiro vai fazer, aqui em fortaleza na primeira vez não deu certo,e mas este modelo e pra acaba com o cobrado nas linha de ônibus.Aqui em Fortaleza muitos cobradores já perderão os empregos.
ExcluirAqui no Rio isso foi o primeiro passo para mandarem os cobradores embora.
ResponderExcluir