Bilhete Único completa quatro anos com mais de 1,1 milhão de usuários e aumento no número de integrações

O Bilhete Único completa nesta quarta-feira (15/06) quatro anos de implantação pela Prefeitura de Fortaleza com mais de 1,1 milhão de usuários e com um crescimento anual do número de integrações. Somente no mês de maio, 2.272.453 integrações temporais foram feitas pelos usuários do Bilhete Único, que permite a integração no sistema de transporte público em qualquer ponto da cidade sem cobrança adicional de tarifa no intervalo de duas horas. Além da economia, o usuário ainda ganha no tempo de deslocamento.

Todos os usuários de transporte coletivo podem utilizar o Bilhete Único, sejam crianças, estudantes, trabalhadores, idosos ou pessoas com deficiência. Do total de 1.156.808 usuários ativos do Bilhete Único atualmente, 556.789 são bilhetes de vale-transporte e cartões avulsos; 303.361 são carteiras estudantis; além das gratuidades que são 16.314 Bilhetinhos, destinados a crianças de até sete anos ou com altura máxima de 1,10 cm; 18.121 bilhetes para pessoas com deficiência e acompanhantes e 262.223 cartões para idosos, destinado às pessoas com mais de 65 anos.

Com aproximadamente duas mil integrações ao dia, as dez linhas que são mais utilizadas são 075-Campus do Pici/Unifor, 074-Antônio Bezerra/Unifor, 012-Circular II, 855-Bezerra de Menezes/Washington Soares, 041-Parangaba/Oliveira Paiva/Papicu, 045-Cj Ceará/Papicu/Montese, 030-Siqueira/Papicu/13 de Maio, 024-Antônio Bezerra/Lagoa/Unifor, 044-Parangaba/Papicu/Montese e 029-Parangaba/Náutico.

Além da redução do tempo e maior economia, outra vantagem do Bilhete Único é a possibilidade de efetuar recargas tanto no BU quanto da carteira estudantil, evitando a circulação de dinheiro nos ônibus e aumentando a segurança dos passageiros. O número de passageiros pagantes em março de 2013 chegava a 40,56% utilizando o crédito eletrônico, enquanto que no mesmo período em 2017, esse dado subiu para 45,06%, correspondendo a um aumento de mais de 11%. A recarga dos bilhetes pode ser realizada em diversos pontos de venda, pela internet ou na máquina de autoatendimento do Shopping Benfica.

Nestes quatro anos, os passageiros passaram a usufruir mais da integração por meio de Bilhete Único, inclusive realizando integração do Bilhete Único Metropolitano com a frota urbana. O usuário pode realizar integração entre os modais ônibus com ônibus; ônibus com vans; vans com ônibus; além de ônibus urbano com usuário do ônibus metropolitano; ônibus urbano com o Bicicletar; ônibus urbano com as bicicletas integradas junto ao terminal; ônibus urbano com o veículo alternativo de mobilidade (Vamo). Os dados do Bicicletar apontam que 91% dos usuários utilizam o BU para alugar gratuitamente as bicicletas. Do total de usuários do Bicicletar, 30% integram com ônibus.

Quem ainda não solicitou o cartão Bilhete Único pode fazê-lo a qualquer momento em um dos postos de cadastro nos terminais, vapt-vupt e sede do Sindiônibus. O atendimento é rápido e o prazo de entrega do cartão Bilhete Único é de 10 dias. Para adquirir o cartão basta apresentar CPF, RG e comprovante de residência com CEP. Quem utiliza o vale transporte eletrônico, o cartão avulso ou a carteira de estudante também deverá apresentar seus cartões para que seja realizada a transferência de créditos para o Bilhete Único.

Fonte: ETUFOR

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال