Neoplan: A marca da modernidade

Através de algumas pesquisas, o Movimento Organizado de Busólogos vai falar um pouco sobre uma das maiores encarroçadoras do mundo, a Neoplan.

A Neoplan foi fundada em 1935 por Gottlob Auwärter, em Stuttgart-Alemanha, onde fabricava carrocerias para ônibus e chassis para caminhões. Criada poucos anos após a crise de 1929, período conhecido como a ''Grande Depressão'', a decisão de montar o negócio exigiu muita coragem e força.

O nome da empresa surgiu por acaso, de um representante da empresa na Grécia que, espontaneamente, sugeriu o nome NEOPLAN, que era uma abreviação da frase "Neuzeitliche Omnibus-Planung", que pode ser traduzida como "Planejamento de ônibus de tempos modernos".

No final da década de 1930, Gottlob Auwärter aprova o último projeto de um ônibus construido totalmente em aço, uma ideia radicalmente nova para os ônibus da época, mas a inovação teve de ser adiada devido a chegada do Partido Nazista ao poder da Alemanha e as posteriores consequências do que veio a se tornar a Segunda Guerra Mundial. Assim como várias indústrias alemãs da época, o conflito armado obrigou Auwärter a preparar sua fábrica para a produção de materiais bélicos e reparo de aeronaves.

Com o fim da grande guerra, a Berlin ficou literalmente em ruínas, enquanto o resto do território alemão se encontrava em situação lamentável. Apesar da situação de seu país, a Neoplan felizmente sobreviveu relativamente sólida das devastações da guerra. A recuperação começa com apenas seis ônibus concluídos, que Auwärter entregou como requisição das Forças Aliadas.

No inicio de 1950, o mercado de veículos e chassis para ônibus vai mudando. É uma situação em que Auwärter projeta e constrói um ônibus radicalmente novo, em um corpo monobloco com um esqueleto em tubos de aço, provendo o suporte estrutural reforçado por painéis laterais reforçados, e o motor sendo deslocado para a traseira. E em 1953, o momento chega: o primeiro ônibus NEOPLAN é levado para as estradas.

Em 1957, no Salão de Frankfurt, a NEOPLAN apresenta outra inovação - o primeiro modelo com suspensão a ar e suspensão dianteira independente, e também é a primeira empresa a introduzir esse sistema como item padrão em seus ônibus.

Já em 1960, a NEOPLAN torna-se líder mundial no mercado de ônibus nos aeroportos. Albrecht Auwärter, filho mais velho de Gottlob Auwärter, e o engenheiro Bob Lee desenvolvem um modelo que é revolucionário em muitos aspectos, é o ônibus que ficou conhecido como "Hamburg".

Quando ele estreia no Salão de Genebra em março de 1961, suas linhas claras e as janelas laterais de grandes curvas no telhado criam uma sensação. Outro detalhe completamente novo foi o bocal de ventilação do ar-condicionado, onde pela primeira vez, cada passageiro podia ajustar o fluxo de ar de acordo com suas preferências.

Neoplan Hamburg
A partir da década de 1960, a Neoplan continuou a crescer e a desenvolver projetos inovadores e que são referência no segmento de transportes até os dias de hoje. Conheça alguns destes modelos, desde os mais antigos até os atuais:

SKYLINER - O Primeiro Double-Decker (1964).

CITYLINER - O Primeiro ônibus High-Deck (1971)

JETLINER (1973)

JUMBOCRUISER (1975)

Acervo: Globus Reisen
SPACELINER - O ancestral dos atuais LD e HD (1979)

TELEBUS (1979)

METROLINER (1988)

MEGALINER (1992)

STARLINER (1996)

A Neoplan, por muitos anos tinha sua razão social registrada como "Gottlob Auwärter GmbH & Co KG". Essa nomenclatura durou até 2001, quando a marca foi adquirida pela MAN AG, mudando para "Neoman Bus GmbH", mantendo a marca Neoplan estampada em seus ônibus.

Para diferentes aplicações, podem ser criadas curiosas configurações de ônibus, como por exemplo, o modelo de ônibus elétrico, mostrado logo acima. Dentre os mais exóticos ônibus já produzidos pela Neoplan, vale destacar dois modelos:

Volkswagen Carlux: Baseado na Kombi, modelo de sucesso mundial da Volkswagen, a Neoplan fabricou o Carlux, que exibia linhas similares aos seus ônibus da época e proporcionava um maior espaço interno, além de uma melhor visibilidade, causada pela maior área envidraçada.

Neoplan Hotelbus: Produzido na década de 1960 e adaptado para viagens internacionais, o Hotelbus oferecia conforto, similar ao de vários hotéis, ao passageiro que buscava se deslocar em grandes distâncias. Ele era baseado no modelo Hamburg, da própria Neoplan.

Atualmente, a empresa disponibiliza quatro modelos de ônibus: Skyliner, Tourliner, Cityliner e Jetliner (clique em cada nome para conferir um pdf dos modelos), todos esbanjando soluções tecnológicas a frente de seu tempo, e mantendo a imagem de modernidade que a Neoplan carregou em toda sua trajetória.

Fonte: Internet
Pesquisa: Peterson Pedrosa/Ismael Bernardino
Redação: Peterson Pedrosa/Narcísio Santos/ Ismael Bernardino
Edição de imagens: Peterson Pedrosa/Narcísio Santos/Ismael Bernardino

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال