MOB Ceará conhece de perto o processo de recapagem de pneus

O pneu desempenha um importante papel como elemento de transmissão por diversos fatores. É a peça que está na última etapa da transferência do torque gerado pelo motor, mantendo contato direto com o solo. Além disso, o pneu é responsável por absorver as irregularidades do pavimento, manter a trajetória definida pelo condutor e sustentar a carga do veículo, mantendo o ar isolado em seu interior.


Através de uma análise minuciosa na estrutura externa do pneu, é possível evitar acidentes e, até, reduzir custos para frotistas e condutores. É interessante que, diariamente, os pneus de um veículo sejam analisados para que sejam encontrados arames, pregos entre outros objetivos que, apesar de serem pequenos, podem causar prejuízos enormes à vida e ao veículo.


Na manhã do último Sábado 23, a equipe MOB Ceará foi conhecer as instalações da Renomic, uma renovadora de pneus franqueada a Michelin. O gerente de operações Márcio Sant'Anna mostrou todos os processos que um pneu passa para ser recuperado e, nesta matéria, por abordar um tema inédito, o MOB não vai usar termos técnicos (jargões) em demasia.

Inicialmente foi explicado sobre a estrutura física do elemento que, basicamente, é formada por um tipo de borracha reforçada e aço. Márcio explicou que a camada que entra em contato com o solo é chamada de banda de rodagem. A parte lateral do pneu é chamada de flanco, e a zona que fica entre o flanco e a banda de rodagem é chamada de ''ombro''. Internamente se encontra o ''talão'' que fica localizada entre o pneu e a roda.


Márcio Sant' Anna explicou sobre os códigos que estão escritos sobre o flanco do pneu. Tomando como exemplo um pneu 275/80 R 22,5, amplamente utilizado em caminhões e chassis para ônibus na indústria nacional, saiba o que significa cada um dos dados que podem ser observados no pneu.

275 - Dimensão do pneu em milímetros
80 - Largura do pneu
R - Tipo de construção, no caso o R refere-se a radial.
22,5 - Diâmetro do aro em polegadas


Na Renomic, os pneus que devem ser recapados são coletados nas próprias empresas e, ao chegarem lá são separados para que seja feita uma análise sobre o estado do pneu para saber se há possibilidade de recapagem ou não.

Após esse processo, o pneu passa por processos de limpeza, restaurações de locais avariados e, por fim, tem uma nova banda de rodagem colada. ''Após todo o processo de restauração, o pneu é entregue ao cliente em até 72 horas'', confirma o gerente de operações.

O cliente tem duas opções de recapagem: Recamic e Refill. A diferença entre os dois serviços está no Refill que é um serviço exclusivo para pneus Michelin, e é realizado somente em seus licenciados. O serviço renova completamente o pneu e sua cobertura possui uma garantia diferenciada, onde pode ocorrer bonificações de 33 a 67% na aquisição de um pneu novo.

Confira um vídeo onde mostra uma parte do processo de recapagem de um pneu:



Nas laterais do pneus recapado devem constar as identificações da empresa que o reformou, com CNPJ e data de serviço, representado por semana e ano, além do Inmetro que é o órgão fiscalizador da qualidade de produtos. É imprescindível constar o registro de liberação do órgão e o DOT-Departamento de Transporte Americano, que é um código alfanumérico que identifica ano de fabricação, semana do ano que foi fabricado e a unidade fabril.


Logística Reversa na Renomic

A logística reversa é uma atividade designada a dar o devido destino final ao produto com ciclo de vida findado. No caso dos pneus, a empresa coleta as carcaças junto aos seus clientes e encaminham a Ecopoint, que utiliza os resíduos de uma forma que não denigra o meio ambiente. Uma parte dos resíduos que são expelidos no processo de limpeza do pneu antes da recapagem é destinada a usinas de asfalto.

O MOB Ceará encerrou sua visita nas instalações da empresa saboreando um recheado café da manhã, ofertado gentilmente por Gilberto, sócio e diretor da empresa junto de Thiago Albuquerque.


Os busólogos cearenses agradecem a Renomic por esta oportunidade de aprender mais sobre tudo relacionado ao ônibus que é o principal motivo de reunir todas as pessoas envolvidas bem como o principal fundamento para as matérias deste site.


Fonte: MOB Ceará

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال