Dados da São José de Ribamar nos últimos anos

Apesar de não ter participado da licitação do transporte urbano de Fortaleza,  a Empresa São José de Ribamar teve em sua trajetória, ótimos índices que,  inclusive,  não eram obrigatórios mediante a sua licença expedida pela Prefeitura de Fortaleza, entretanto a empresa fazia questão de trabalhar diferente, sem colocar apenas os custos em suas prioridades.


A São José de Ribamar encerrou suas operações em 2012, mantendo uma frota de 66 ônibus sendo que, deste total, a empresa mantinha 44% de sua frota equipada com elevador para cadeirantes,  tendo dois espaços reservados dentro de cada um dos coletivos. A empresa adquiriu o seu primeiro carro adaptado no ano de 2000, que foi escalado na linha 220-Av. Sargento Hermínio,  linha que foi concedida temporariamente pela CTC.  Dali em diante a empresa encomendou mais 11 carros acessíveis até o ano em que o governo obrigou a todos os ônibus  novos,  dispusessem do dispositivo, em Outubro de 2008.


O ano de 2000 foi um ano de inovações na São José de Ribamar. A empresa de João Alberto Leite se destacou por ser a primeira do sistema a trazer ônibus convencional com ar-condicionado. A linha 075-Campus do Pici/Unifor recebeu os três primeiros carros climatizados. Em 2005, a empresa fez sua última encomenda de veículos com ar,  deixando assim, 13% de sua frota mais confortável, sem aumento de tarifa. 

De 2004 em diante,  a São José de Ribamar decidiu padronizar sua frota com o modelo Marcopolo Viale, uma das carrocerias nacionais mais caras daquele tempo. De sua frota de 66 ônibus,  a empresa manteve 51% de sua frota composta pelo belo e resistente modelo da montadora gaúcha, um dos principais diferenciais da empresa. 

Outra virtude que a empresa teve foi a de, mensalmente, ser destaque entre as operadoras com o melhor índice de eficiência, mesmo com sua frota tendo idade média de 8 anos e suas linhas distantes da garagem. A São José de Ribamar conseguiu ser peça fundamental na história do transporte, deixando um legado de admiração e respeito dos seus usuários.

Fonte: MOB Ceará

1 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال