No primeiro ano de maior comercialização de chassis com motores mais potentes (considerados pelos gestores públicos como pesados) para operar no setor urbano de Fortaleza, a Mercedes-Benz emplacou a venda de 20 unidades do chassi de modelo OF-1724, sendo 14 unidades com suspensão metálica e 6 à ar. As empresas do sistema urbano que compraram estes veículos foram: São José, Siará Grande e Terra Luz.
A Viação Urbana foi a primeira empresa do sistema urbano a possuir um ônibus com o chassi equipado com motor OM-926 LA, porém o mesmo foi adquirido em 2013 e sua carroceria possui o comprimento de 12 metros, sendo considerado pela ETUFOR como semi pesado comum, embora o mesmo seja mais potente que o modelo OF-1721, o mais vendido até o momento.

A maior potência e torque dos motores recentemente adotados pelas empresas cearenses possibilitam a adoção de carrocerias maiores e com maior capacidade de passageiros, além de garantir um melhor rendimento nos casos em que o ônibus seja equipado com o sistema de ar-condicionado, já que o equipamento causa a redução de aproximadamente 20% no desempenho do veículo.
Com isso, a expectativa é que, neste ano de 2016, com a implantação dos novos corredores exclusivos e uma maior abrangência da mobilidade urbana, as presença dos chassis "pesados" aumentem gradativamente.
Tags
Ceará Diesel
Empresa São Paulo
Empresa Vitória
Mercedes Benz
Pesquisas em geral
Siará Grande
Terra Luz
Via Urbana