Linha do dia : 180-Barra do Ceará/Ceasa

A linha contemplada desta vez com o quadro "Linha do dia" foi a rota metropolitana que liga o bairro Barra do Ceará à Ceasa, centro de abastecimento localizado em Maracanaú.

A única linha metropolitana que é operada pela MS Turismo, funciona diariamente, mantendo quatro veículos na frota em dias úteis. Com uma frota composta 100% pela casadinha ( Marcopolo+Mercedes-Benz), a 180-Barra do Ceará/Ceasa possui veículos que foram adquiridos semi novos de empresas como a São Benedito, Santa Cecília, Vitória e Via Urbana, tendo dois  semi pesados e dois leves, além de um veículo reserva, em caso de substituição.

A MS Turismo opera na linha há pouco mais de 8 anos, porém antes dela, já passaram empresas como  Geórgia Tur, que pertencia a família  da saudosa empresa Salete, assim como a MS.

Um pouco antes, a linha era operada pela Viação Real, que operou na linha inicialmente no ano de 1997, quando o dono da São Francisco comprou uma parte da extinta São Cristóvão, e iniciou suas operações naquela linha.

Houve um período em que, a empresa Nossa Senhora de Fátima se interessou em operar na linha 180, e criou uma nova empresa, chamada Dom Bosco. A empresa que pertencia a família do saudoso Raul Ribeiro, que foi conhecido por ser pioneiro em trazer diversos modelos de ônibus para o Ceará, tinha em sua frota alguns carros que pertenciam à Salete, além de alguns Caio Alphas 1996 adquiridos da Maraponga. A empresa no ano de 2001, repassou a concessão da linha novamente para a Viação Real.

Na rota atual, a linha 180-Barra do Ceará/Ceasa trafega por vias como: Av. Coronel Carvalho, Av. Perimetral, CE-060 e finaliza sua rota na Ceasa, que fica no bairro Pajuçara. A passagem custa R$3,20, e a linha não possui seccionamento.

Fonte: MOB Ceará

9 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. ESSA LINHA EM 91 FUI A FORTALEZA, FUI NA CEASA EMBARQUEI NA CENTRAL NUM TREM ATÉ MARACANAÚ, LÁ EMBWRQUEI NUM SANTO ANTONIO ATÉ A CEASA, FUI NA CASA DE UM PARENTE, AO RETORNA A COLONIA, EMBARQUEI NUM CARRO BARRA DO CEARÁ CEASA VOLTANDO PARA A BARRA DO CEARA, Ñ ME LEMBRO QUAL SÉRIA A EMPRESA VISTO QUE EM 74 QD EU MORAVA EM FORTALEZA Ñ EXISTIA ESSA MODALIDADE DE LINHA.MAIS O QUE EU QUERO ME REFIRIR QUE É MUITO EXTENSA ESSA LINHA, UMA BÔA OPÇÃO PARA QUEM PRECISA IR A CEASA, O PESSOAL QUE MORA NAS ADJACENÇIAS DOS PROXIMOS DA BARRA DO CEARÁ.EXCELENTE IMPLANTAÇÃO ESSA LINHA, EU ACREDITO MUITAS DESSA MODALIDADES FORAM IMPLATADAS EM FORTALEZA NOS ULTIMOS 20 ANOS.

    ResponderExcluir
  2. ESSAS MATÉRIAS VEICULADAS PELO MOBCE É DE VITAL IMPORTANÇIA PARA TDS, QM Ñ TÁ EM FORTALEZA TOMA CONHECIMENTO DE TDS OS DETALHES DO QUE SE PASSA OU SE PASSOU, NO CORRER DOS ANOS EM FORTALEZA, EU ME SINTO COMO ESTIVESSE NA CIDADE.SE NÃO FOSSE O MOBCE EA TECNOLOGIA EU JAMAIS SABERIA, A EXEMPLO PASSEI VARIOS ANOS SEM SABER DE NADA SOBRE O SISTEMA, ATÉ 74 EU CONHEÇI TODO SISTEMA DAI PARA CÁ CONHEÇO PELAS INFORMAÇÕES MOBCIANA,QUE DE 91 ATÉ HJ MTA COISA FOI IMPLANTADA OS TERMINAIS URBANOS COM INTERGARÇÃO UM EXCELENTE SISTEMA QUE NEM NO RIO DE JANEIRO EXISTE, A PROVA DISSO É OS COLETIVOS CARIOCAS 95%OPERA COM 02 PORTAS UMA NO MEIO DO COLETIVO ISSO INDICA QUE Ñ EXISTE SISTEMA INTERGADO, ACARRETANDO GRANDE GASTOS COM PASSAGEM DE ONIBUS NO RJ E BAIXADA FLUMINESE. PARABENS FORTALEZA PELO SISTEMA INTERGRADO DE TRANSPORTE URBANOS, NÃO FICANDO ATRÂS DAS GRANDES CAPITAIS COMO,BH, CURITIBA, SP, BRASILIA E ETC

    ResponderExcluir
  3. A Linha 180 muito extensa e a passagem, 3,20.e com carros de qualidade. Eu na baixada Fluminense pago atual 3,15 para viajar 3kms no centro do municipio onde moro, existe linhas mt extensa com 3,15 no proprio municipio, acredit que nos que moramos prox do centro subsiamos as passagens mais lingas, ñ sei se é isso.

    ResponderExcluir
  4. ASSUNTOS SOBRE TRANSPORTES URBANOS, NÃO SE TEM NOTÇIAS AQUI NA REGIÃO, Ñ SABE DE NADA QD MUDA UM INTINERARIO Ñ SE TEM NOTIÇIA, É UM SISTEMA ESTAÇIONADO QUE Ñ TEM UMA PROMESSA DE EXPANSÃO PARA ATINGIR UMA MELHORA NO SISTEMA, PRINCIPALMENTE NA BAIXADA FLUMINENSE ONDE MORA, UMA GRANDE POPULAÇÃOA MAIORIA DE PESSOAS VINDA DO NORDESTE.

    ResponderExcluir
  5. Alguém pode me informar ou onde me informar sobre os horários?

    ResponderExcluir
  6. Lucelinda, na fanpage da MS tem todos os horários da 180

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال