Faixa de ônibus na Rua Padre Valdevino concluirá ligação entre terminais

O projeto de implantação de faixa exclusiva de ônibus na Rua Padre Valdevino, ainda com data incerta, gerou repercussão em Fortaleza. Via estreita, com apenas duas faixas, e grandes congestionamentos são alguns dos motivos citados pelas pessoas contrárias à mudança. Em resposta, o Sindicato das Empresas de Ônibus de Fortaleza (Sindiônibus) explicou ao Tribuna do Ceará que a implantação tem o objetivo de concluir o circuito de ligação dos terminais Antônio Bezerra e Papicu.

A prefeitura já previa a ligação dos terminais. Na saída do Antônio Bezerra em direção ao Papicu, já existem vias com faixas exclusivas para ônibus. Mas raramente se falava no retorno, que é exatamente a Rua Padre Valdevino”, indica o superintendente-técnico do Sindiônibus, Pessoa Neto.

Dessa forma, na ida, os ônibus têm a opção de trafegar pela Bezerra de Menezes (possui corredor exclusivo para coletivos) e Avenidas Domingos Olímpio e Antônio Sales (têm faixas exclusivas). Na volta ao terminal do Antônio Bezerra, acessarão a Rua Padre Valdevino. “Realmente, a via é bem mais estreita que a Antônio Sales, porque só ficaria uma faixa para carros particulares. O que a gente tem visto de iniciativa da prefeitura, como alternativa, é a intervenção na Rua General Tertuliano Potiguara”, aponta.

A mudança na Rua Tertuliano Potiguara (via paralela à Padre Valdevino) conta com a implantação de um corredor de tráfego, criado uma nova alternativa de ligação entre a Aldeota e o Centro de Fortaleza. O corredor terá cerca de quatro quilômetros de extensão, com início na Rua Monsenhor Catão e término na Avenida Aguanambi, contemplando as ruas Tertuliano Potiguara, Dom Expedito Lopes e João Brígido.

Para o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Ceará (Sintro), apesar de a existência de faixas exclusivas para ônibus aumentarem a agilidade do transporte coletivo, é preciso um estudo mais adequado sobre as vias que receberão a iniciativa. “Na Rua Padre Valdevino ficará complicado, porque ela é bem estreita. Lembrando que todos têm o direito de ir e vir, não adianta fazer uma faixa exclusiva privando o direito dos outros”, dá a dica o diretor-executivo, Tobias Neto.

Projeto na Tertuliano Potiguara

O projeto, desenvolvido pelo órgão, prevê mudança na geometria da Rua Tertuliano Potiguara promovendo a abertura de canteiros centrais, instalação de novos semáforos, alteração na circulação e renovação da sinalização horizontal e vertical. 

A implantação do corredor será realizada em duas etapas. A primeira teve início com a instalação do semáforo no cruzamento da Rua Tertuliano Potiguara x Avenida Desembargador Moreira. Na mesma data, a AMC inverteu o sentido de circulação da Rua Tertuliano Potiguara, entre Desembargador Moreira e Tibúrcio Cavalcante, passando a ser Leste-Oeste. Foi instalado ainda semáforo na Rua Tertuliano Potiguara x Senador Virgílio Távora e implantado sentido único em um novo trecho da Rua Tertuliano Potiguara, compreendido entre a Rua Fonseca Lobo e a Senador Virgílio Távora. 

Nesta última semana, iniciando a segunda etapa da intervenção, está prevista a instalação de dois semáforos no cruzamento da Rua João Brígido com Avenida Barão de Studart e Dr. José Lourenço. Além disso, a AMC inverterá o sentido de circulação da Rua João Brígido, no trecho compreendido entre a Rua Dr. José Lourenço e Avenida Rui Barbosa. Agora, é aguardar os próximos passos.


Fonte: Tribuna do Ceará

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال