Linha do dia: 077 - Parangaba/Mucuripe

Em mais uma matéria de pesquisa, com toques de curiosidade, a Equipe MOB Ceará apresenta algumas informações sobre uma das linhas de maior demanda do sistema urbano de Fortaleza, a 077-Parangaba/Mucuripe. Saiba mais:

Com início das operações em 25/03/1985, a linha 077 - Parangaba/Mucuripe foi uma das várias linhas criadas para ligar diferentes bairros de Fortaleza, visto que, antigamente, era muito comum a ligação dos bairros apenas com o Centro da capital cearense.

Inicialmente, a linha foi operada por uma das empresas mais antigas da história do transporte cearense, a Empresa Iracema, que, em sua estadia no transporte, era a única concessionária que operava na linha 077.

Uma curiosidade é o início da linha: Como o terminal de integração de Parangaba foi inaugurado apenas em 1992, o início da linha 077 ficava nas proximidades da lagoa da Maraponga, onde hoje fica a Travessa Godofredo Maciel.

Logo após o encerramento das atividades da Empresa Iracema, a Viação Fortaleza assumiu por pouco tempo as atividades da linha, sendo logo transferida para a Viação Urbana, que até hoje detém o direito de operar a 077.
O percurso da "Linha do Dia" de hoje passa por muitos pontos movimentados e procurados pelos passageiros, tais como: Praia do Náutico, Av. Abolição, Av. Duque de Caxias, Av. João Pessoa, Shopping Benfica, praça Coração de Jesus, Av. Dom Manoel e, ainda, por vias como as avenidas Vicente de Castro, Zezé Diogo e César Cals que são as principais ruas do bairro Vicente Pinzon.

Confira abaixo mais detalhes com o mapa:

http://www.fortaleza.ce.gov.br/etufor/itinerarios

Com uma frota de 17 ônibus, a linha Parangaba/Mucuripe possui, em dias úteis, uma frequência de 7 minutos entre um ônibus e outro. Além disso, a linha conta com um ônibus equipado com ar-condicionado: O carro de prefixo 30417, que possui carroceria Neobus Mega Plus e chassi Mercedes-Benz OF-1721.

O veículo chama a atenção e o interesse dos usuários que buscam uma viagem com mais conforto.

Confira a seguir mais dados:



Fonte: MOB Ceará/ETUFOR

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال