REDES:

_

Primeiro G8 da Princesa inicia as suas operações Os primeiros Volksbus Euro 6 de Fortaleza serão da São José Ranking: Mais veículos com ar-condicionado em operação no urbano Primeiros Mercedes-Benz OF-1726L são conferidos pelo MOB Ceará Transconquista adquire primeiro Ideale OH-1518 do Ceará

quarta-feira, 25 de março de 2015

Botucatu em Fortaleza

Na edição de hoje, o MOB Ceará vai resgatar a trajetória de uma das empresas do transporte urbano de Fortaleza, que teve origem na cidade paulista que leva seu nome. A Auto Ônibus Botucatu.


Com início das operações em Fortaleza no ano 2001, a Empresa de Auto Ônibus Botucatu Ltda era a filial da empresa de mesmo nome sediada na cidade paulista de Botucatu.


O grupo também tinha o controle de empresas como, por exemplo: Transportadora Vale do Sol de Botucatu; Serrana (BA) e Viação Princesinha do Sertão (BA).
 
Transportadora Vale do Sol - Botucatu-SP
Serrana Transportes - Vitória da Conquista-BA
Viação Princesinha do Sertão - Feira de Santana-BA
A empresa iniciou suas atividades no dia 1º de Outubro de 2001, com o direito de operar em 58 tabelas oriundas da CTC e na época,

foram adquiridos 40 Caio Apache S21, 8 Caio Piccolos, e 18 Caio Alphas 1998 oriundos de Mato Grosso do Sul, que juntos somaram 66 veículos operantes em 2001. No ano de 2002, a empresa recebeu mais dois Alphas que possuíam os prefixos 34819 e 34820, fechando assim , uma frota de 68 veículos.




A Botucatu operou em Fortaleza nas seguintes linhas; 013 e 014-Av.Aguanambi 1 e 2, 016-Unifor/Borges de Melo, 038-Parangaba/Papicu via Santos Dumont, 051 e 052-Grande Circular 1 e 2, 066-Parangaba/Papicu via Aeroporto, 078-Siqueira/Mucuripe, 313-Parangaba/Alto da Paz, 315-Messejana/Parangaba, 340-Conjunto Itaperi, 353-Parangaba/Parque Veras, 650 e 651-Messejana/Br Nova-Expresso. Um detalhe das linhas é que a empresa detinha a maior frota da linha Grande Circular, sendo pela manhã 20 carros na 051 e 17 na 052, sendo que três carros da linha 051 operavam pela tarde na 052, totalizando 37 veículos e 40 tabelas


A Botucatu se instalou em um terreno no bairro Barroso, mais precisamente na rua Capitão Hugo Bezerra nº 333.


A empresa paulista, operou na capital cearense até o ano 2004, quando suas linhas e toda a sua frota foi transferida para a Auto Viação Dragão do Mar. Os últimos veículos oriundos da Botucatu operaram até o ano de 2007 na frota da Dragão do Mar, que no caso, foram os de prefixo 42129 e 42133.


Fonte: MOB Ceará

9 comentários:

Diego Alves disse...

Uma correção, os Alphas vieram de Mato Grosso do Sul e não de Minas Gerais como foi dito na matéria pois as letras das placas dos mesmos são HRO.

Nos-767 disse...

Os Alphas vieram da Serrana (MS), não de Minas... A Serrana baiana citada era filial desta.

Anônimo disse...

O mais curioso é que a Dragão do Mar, apesar de ter ficado com os VW, foram vendidos aos poucos. O motivo: a Dragão pertence à Guanambara/Via Urbana e são fans da Mercedes.

Marinaldo P. D. Junior disse...

Muito boa e surpreendente essa matéria! Poucos de fora de Fortaleza devem saber da atuação dessa empresa Botucatu na cidade!

André Luiz Gomes de Souza disse...

A Botucatu durou apenas 2 anos e 4 meses, apesar que nunca andei na 34, gostava dela

Daniel Julio disse...

Essa empresa chegou a participar de um certame na cidade de Petrolina / PE para operação das linhas da cidade.Isso em 2002.

Luciano ricardo disse...

Por que ela encertou suas atividades cedo?

Unknown disse...

Muito boa matéria andei muito na 078 da Botucatu!!

Carlosuber421@gmail. Com disse...

Se eu te contar vc não espalha pra ninguém?