Cearense Transportes: 11 anos transportando vidas com responsabilidade

Hoje se completam 11 anos em que a Cearense Transportes iniciou suas operações no sistema urbano de Fortaleza, e o MOB Ceará vai fazer um pequeno relato sobre a história dessa jovem empresa, que pertence ao senhor Marcus Augusto Martins Uchôa e Maria Lucimar Martins Uchôa.

A Cearense surgiu a partir da compra da linha 405-Parque Dois Irmãos/Expedicionários que pertencia a empresa Salete, e que foi vendida para o proprietário da São Francisco Transporte e Turismo, a aquisição foi feita no ano de 2003.


A Salete mesmo sendo comprada, continuou por poucos meses operando no sistema enquanto não estava criada a razão social da nova empresa, a Cearense Transporte Urbano LTDA.

Em 22 de Fevereiro de 2004, todos os ônibus da empresa foram caracterizados com o logotipo e o código da empresa, e foi então que a Cearense apareceu aos olhos dos usuários do transporte coletivo.

Em 2004, a empresa ganhou permissão para operar com um ônibus na linha 044-Parangaba/Papicu via Montese, devido a crise em que a estatal CTC estava passando naquele momento. A CTC estava prestes a entregar suas linhas para as empresas privadas de Fortaleza via licitação. Naquele momento, a Cearense tinha 17 tabelas de horários e era considerada como a menor empresa do sistema.


Em 2004, a empresa adquiriu alguns veículos semi novos da Maraponga, sendo 1 Ciferal Padron Cidade I ano 1998, que possuía o prefixo 43865 e 5 Busscar Urbanuss que ganharam a padronização azul bebê e prefixos 43917, 43927, 43937, 43947 e 43957.

Foto realizada na primeira garagem, situada próximo ao estádio Castelão
Em novembro do mesmo ano, a empresa adquiriu 26 vagas e alguns veículos da empresa São Francisco Transporte e Turismo, passando a operar nas linhas: 300, 337, 342, 355, 360, 387 e 390.

Ao passar dos anos a empresa foi aumentando o seu tamanho, através de várias aquisições, como as linhas da extinta Viação São Vicente e mais vagas da São Francisco.

A empresa durante os seus 11 anos, já teve a oportunidade de operar efetivamente em diversas linhas do sistema, tais como: 028-Antônio Bezerra/Papicu, 030-Siqueira/Papicu via 13 de Maio, 051-Grande Circular 1, 318-Av. Lineu Machado, 350-Av. José Bastos, 356-Genibaú/Lagoa entre outras.
Em 2012, a Cearense fez a maior renovação de frota de todos os tempos, adquirindo 15 ônibus novos e 16 semi novos para que a idade média estivesse dentro dos padrões permitidos pela homologação da licitação, da qual a empresa foi uma das vencedoras.

Segundo informações, a empresa estaria aguardando a chegada de alguns semi novos com Ar-condicionado que virão do Rio de Janeiro para iniciar as compras de 2015, e o MOB Ceará parabeniza a Cearense Transportes pelos seus 11 anos de estrada. Os busólogos cearenses esperam que venham mais e mais novidades para a empresa, que é considerada como dona de uma das frotas com mais variedades de modelos.

Fonte: MOB Ceará

1 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال