REDES:

_

Primeiro G8 da Princesa inicia as suas operações Os primeiros Volksbus Euro 6 de Fortaleza serão da São José Ranking: Mais veículos com ar-condicionado em operação no urbano Primeiros Mercedes-Benz OF-1726L são conferidos pelo MOB Ceará Transconquista adquire primeiro Ideale OH-1518 do Ceará

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Rota Expressa encerra suas operações no SIT

Ontem, 30 de Setembro de 2014, o sistema de transporte urbano de Fortaleza recebeu, pela última vez, os serviços prestados pela Rota Expressa - empresa que surgiu através de uma cisão da Autoviária São Vicente de Paulo em 1999.

A Rota Expressa, que atualmente era considerada a menor empresa dentre as 14 operantes do SIT-For, encerrou suas atividades ontem, e nesta edição, o MOB Ceará vai abordar os principais tópicos históricos em relação a empresa.

Em 1999, a empresa surgiu da divisão operacional da Autoviária São Vicente de Paulo, a empresa Rota Expressa, possuia quase 80 tabelas em linhas de grande movimento, como 051-Grande Circular 1, 600-Messejana/Centro, 676-Curió entre outras.

No Ano 2000, ela é contemplada com 3 novas linhas que são criadas pela ETTUSA, são as linhas 631-Carlos Albuquerque ( linha que leva o nome do fundador da empresa Autoviária S. V. de Paulo), 643-Barroso Circular e 660-Conj. Palmeiras/Centro-Expresso. Também no ano de 2000, foi a primeira e única empresa urbana a adquirir o modelo Busscar Urbanuss sobre o chassi Scania F-94, sendo também a última do segmento urbano a adquirir o chassi Scania até o momento.

No segundo semestre de 2001, a empresa foi dividida, cedendo uma  parte para Rota Sol, algumas linhas da Rota Sol vieram para a Rota Expressa como a 068, 052, 650 e outras da Rota Expressa, passaram a ser operadas também pela Rota Sol. 

No ano de 2002, concorre a licitação da CTC e ganha 3 vagas na linha 045-Conjunto Ceará/Papicu via Montese e 1 tabela na 043-Conjunto Ceará/Lagoa, expandindo assim suas atividades para o Terminal do Conjunto Ceará e Lagoa.

Em dezembro de 2003, mais uma vez é dividida, dando origem a empresa Terra Luz, que já começa as operações com grande parte da frota da empresa, deixando a Rota Expressa apenas com 10 ônibus, que operavam somente nas linhas 628, 631, 632, 643 e 660.





Em 2009, ocorre uma divisão total das empresas Rota Expressa e Terra Luz, e desta vez a empresa salta de 10 para 41 veículos. E mais uma vez chama atenção na renovação de frota na compra de veículos Marcopolo, já que a empresa nunca havia adquirido veículos zero km desta encarroçadora.  
No ano de 2009, a Rota Expressa ganhou o Certificado Empresa 100%, entregue às empresas de transporte que não apresentaram multas ambientais e comprovaram 100% de aprovação em sua frota operante, através das aferições de motores realizadas pelo Núcleo Sócio-Ambiental da Cepimar.

Em 2012 venceu a licitação do transporte urbano de Fortaleza e fez uma renovação histórica dos últimos 5 anos, adquirindo entre 2012 e 2013, mais de 23 veículos novos.

Desde 2010, a empresa ostentava uma frota muito conservada, em relação a todos os tempos de serviços, bem como uma manutenção impecável, conseguindo operar com apenas dois carros reservas para uma frota de 50 veículos.
Porém, por conta de diversas dificuldades, a empresa acabou não resistindo, retirando seus veículos de suas respectivas linhas de atuação ontem.

Hoje, as empresas de todos os consórcios assumiram as linhas as quais a empresa atuava, e é com muita tristeza que o MOB Ceará dá essa noticia aos leitores deste blog.

Em edições passadas, o MOB Ceará produziu uma matéria que especulava uma utópica capital cearense sem padronização da pintura, e a Rota Expressa também recebeu sua proposta de pintura, que agora, ganha ares de homenagem.


O MOB Ceará manifesta o seu sentimento de pesar, pois a partir desta data, a variedade de empresas no sistema está menor, restando apenas 13 empresas operantes. Agora, ficarão somente as lembranças desta empresa que um dia já chegou a possuir quase 94 veículos em atividades.

A Rota Expressa sempre recebeu muito bem os busólogos do MOB Ceará, e os busólogos só tem a agradecer pelo tempo em que visitaram as dependências da garagem. Adeus querida ''33''.




Fonte: MOB Ceará

12 comentários:

Anônimo disse...

Porque ela resolveu sair???
E o que ela vai fazer com os veículos? ??

Anônimo disse...

Estranho sair assim de uma hora pra outra, mas uma dúvida é :O q vai acontecer com os carros da 33? : (

Anônimo disse...

e uma pena mesmo.quem vai operar de forma fixa as suas tabelas?

Anônimo disse...

Agora é que a Vega e a Viação Fortaleza vão atuar mais ainda naquela região da Messejana

Anônimo disse...

Peguei o último carro da rota expressa foi no último sábado no ant bezerra no prefixo 33205, na linha 051

Unknown disse...

Realmente é muito triste para nós busólogos e usuários receber uma noticia desta natureza, é como se alguém bem próximo estivesse indo embora.
Neste momento pensamos de quem é a culpa?...
Só lamento e esperando que outra venha a substitui-la com a mesma presteza.
Adeus 33.

Cícera . disse...

Virou moda abrem falência para não pagar os direito trabalhista dos funcionarios

Cícera . disse...

Virou moda abrem falência para não pagar os direito trabalhista dos funcionarios

Unknown disse...

Preciso entrar em contato com a empresa, tem algum telefone que que possa ligar ? Eu sei que a empresa não funciona mais, mas preciso entrar em contato com alguém para poder corrigirem um PPP meu. Como eu faço?

Narcisio Santos disse...

Rapaz vai no sindionibus pessoalmente

Carlosuber421@gmail. Com disse...

A justiça sequestrou os veículos dela.

Carlosuber421@gmail. Com disse...

Foram todos pra leilão e vendidos país a fora.