MOB Ceará viaja a Beberibe em busca de relíquias

Alguns busólogos da Equipe MOB Ceará, se aventuraram neste último sábado e foram ao município de Beberibe para tentar encontrar alguns veículos que um dia já pertenceram ao sistema de transporte de passageiros do Ceará.


Na viagem, foram encontrados alguns ônibus recém desativados bem como outros que já haviam sido desativados das empresas cearenses há mais de 10 anos. 

O primeiro achado durante a viagem se encontrava bem longe de Fortaleza, lá na praia de Uruaú, o micro ônibus encontrado pertenceu a empresa Santa Maria com o prefixo 20055, ano 2000. Ele foi desativado da frota da empresa no ano de 2008 e foi primeiramente vendido para a EG.Freire Turismo, e agora está pintado nas cores azul claro e escuro e sem prefixo.

Após sair da Praia do Uruaú, os busólogos estavam de volta a Fortaleza com o propósito de voltar por dentro das cidades que ficam ao longo da CE-040, e chegando em Sucatinga foi encontrado um dos principais motivos da viagem, o ex 23015 da Viação Brasilia, empresa extinta desde o ano 2000.


O Ciferal GLS Bus com chassi Ford B-1618 que é dirigido pelo motorista Marcondes, ainda possui internamente todas as informações pintadas pela saudosa empresa, como o telefone da mesma e do antigo órgão gestor do transporte. O ônibus teve suas portas fechadas, e para surpresa dos busólogos ali presentes, uma das chapas usadas para tapar o local da porta possuía a marca do logotipo da Viação Fortaleza usado na pintura das ondas.


Entrando em uma localidade pouco conhecida pelos fortalezenses, a equipe conheceu ''Caetanos'', um povoado pequeno que fica ao lado da lagoa do Uruau, lá foi encontrado um circo e dois antigos ônibus que abrigam os funcionários do circo. Um dos ônibus pertenciam a saudosa Empresa Salete, extinta desde 2004. O Caio Vitória possuía o prefixo 18126, e chassi Mercedes-Benz OF-1315, sendo desativado no ano de 2003, no período em que a empresa estava sendo vendida. 
Além do ex carro da Salete, lá havia um monobloco O-355 com placas de fora, cujo a origem não foi identificada, com placas do estado de Paraíba.

E chegando no principal posto de combustível de Beberibe, estava lá um Caio Vitória que pertenceu a empresa Santo Antônio. Com chassi Mercedes-Benz OF-1318, o mesmo estava com a pintura do fretamento, serviço que a extinta empresa também realizava. O veículo estava com placa de venda e no destino, ainda constava algumas linhas da empresa.
Entrando no município de Cascavel, os busólogos deram logo de cara com um Engerauto Thor com chassi Ford B-1618 que pertenceu a Expresso Timbira, com prefixo 03746. O carro está realizando o transporte escolar daquela região.


E pra fechar o dia com chave de ouro, foi reencontrado um Caio Vitória com chassi Mercedes-Benz OF-1315 que pertenceu a Viação Siará Grande. Os dados deste veículo não constavam na coleção de informações dos busólogos do MOB mas pela marquinha que foi encontrada na lataria do veículo, deu para ver nitidamente que seu prefixo na empresa era o 14170. E deve ter sido desativado entre os anos 1999 e 2000.



Fonte: MOB Ceará

4 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. O caio vitoria 14170 é um ex águia branca depois foi renumerado para 14177 eu andei muitas vezes nele na linha 324 conj.ceara 1*etapa indo para o centro não lembro dele na empresa siara grande (também já faz tanto tempo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele foi o 14177 e foi em vendido em 1999. O Torino 99 o substituiu (14977).

      Excluir
  2. O 23015 acima é o irmão dele 23016 eu vi várias vezes nas ruas Vital Brasil e Emílio de Menezes na linha 385 conj.ceara centro expresso na mesma linha além dos águias brancas tinha 1 urbano 13106 transpessoa 1 alpha 02512 Fortaleza 1 marcopolo 10048 São José de ribamar 1 Vitória 17075 n.s.de Aparecida

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال