Empresas de ônibus recebem Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar

As empresas de transporte coletivo Viação Urbana, Vega, Aliança, Vitória e Viação Princesa  foram vencedoras do Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar promovido pela Federação dos Transportes – Cepimar, nesta segunda-feira (11/11), na capital cearense.






As empresas Vega, Dragão do Mar, Aliança, Santa Maria, Viação Princesa, Vitória e São Paulo também receberam o Certificado de Qualidade Empresa 100%. Esse certificado é entregue às empresas de transporte que não apresentem multas ambientais e comprovem 100% de aprovação em sua frota operante, através das aferições de motores realizadas pelo Núcleo Socioambiental da Federação.


O Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar tem como objetivo reconhecer o trabalho das empresas do setor de transporte de passageiros e cargas que investem em projetos ambientais e ações sustentáveis.

A iniciativa premia as melhores ações das empresas na busca pela diminuição da emissão de gases poluentes na atmosfera e pelo uso racional dos combustíveis através do Programa Despoluir, coordenado pela Cepimar nas capitais do Ceará, Piauí e Maranhão.

Este ano o Prêmio superou as edições anteriores no número de iniciativas quanto a implantação de projetos ambientais. Somente no Ceará o crescimento foi de 14,29%, ao aprovar 96,7% das aferições realizadas durante o período de janeiro a agosto deste ano. 
Equipe Via Urbana de posse do prêmio


“Mantemos em pauta e estimulamos ações voltadas à proteção e melhoria do meio ambiente e da qualidade do ar. Todas as ações que contribuem para um desenvolvimento sustentável, tratando corretamente os recursos não renováveis que são muito caros à humanidade”, ressaltou Dimas Barreira, vice-presidente da Cepimar e presidente do Sindiônibus.


O Despoluir é uma linha de ações sincronizadas que promovem o engajamento dos transportadores e da sociedade nas práticas de transporte ambientalmente correto. Suas atividades envolvem diagnósticos, aferições de motores, conscientização e implantação de rotinas nas empresas de ônibus e cargas que possam contribuir para redução da emissão de gases tóxicos na atmosfera. Junto disso, o Despoluir dissemina uma nova compreensão sobre o progresso, onde a qualidade – e não quantidade – é valorizada.

Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar

Algumas medidas de baixo investimento em empresas de transporte são soluções viáveis para harmonizar ganhos econômicos com benefícios ambientais. A diminuição do uso de combustíveis, os cuidados com a manutenção dos carros e a conscientização de trabalhadores são medidas simples, que se multiplicam em resultados onde todos saem ganhando: as empresas, com a economia nos gastos; os trabalhadores, com capacitação e valorização no mercado de trabalho; e a população pela diminuição de emissões de gases poluentes e consequente melhoria do ar.

O Premio de Melhoria da Qualidade do Ar mobilizou ecologistas e entidades que atuam em favor da causa ambiental, aproximando as ações da Federação das alternativas para a economia sustentável experimentadas na sociedade.


Fonte: O Povo/ Cepimar

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال