Matando a saudade: Botucatú iniciava atividades

No dia 06 de Outubro de 2001, uma nova empresa aparecia operando nas linhas de ônibus de Fortaleza, era a Botucatu, empresa que ganhou via licitação, a permissão de operar em parte das linhas da estatal CTC-Companhia de Transporte Coletivo de Fortaleza.

A Botucatu Auto Ônibus, foi uma empresa que através de licitação, conquistou espaço entre as empresas cearenses para operar em pouco mais de 60 vagas de horários que pertenciam a CTC, com sede no estado de São Paulo, a empresa trouxe para Fortaleza 48 novos ônibus e 18 veículos com apenas 3 anos de uso. A empresa foi a primeira do sistema a possuir uma frota 100% padronizada com a pintura atual do SIT-For, ou seja, azul bebê com setas vermelha e azul royal.

Foi em um dia de sábado, quando a empresa começou suas operações, naquele dia a empresa colocou em operações somente os novos ônibus, em linhas como 051, 052, 066, 313, 353,entre outras, porém naquele momento os ônibus previstos para rodar pela empresa ainda não estavam todos prontos, alguns dos Caio Alpha de ano 98, ainda precisavam de retoques na pintura entre outros detalhes e assim, a empresa não tinha condições de assumir todas as tabelas que foram destinadas no acordo de licitação.

Já na Segunda-feira 08 de Outubro de 2001, a Botucatu estava operando na maioria das tabelas que lhes eram de direito, mas por não possuir a frota completa, a CTC que já estava afastada há mais de 1 ano das linhas 051 e 052-Grande Circular 1 e 2, voltou a operar em algumas tabelas das linhas, colocando seus Volvos B-58 hidramáticos para cumprirem os horários estabelecidos, foi uma verdadeira despedida da CTC com as linhas circulares, que durou 2 dias.

No dia 10 de Outubro, finalmente a Botucatu Auto Ônibus assumiu todas as tabelas que lhes eram de direito,  todos os seus 18 Caio Alphas montados sob chassi Volkswagen 16-210 CO, estavam em operação em diversas linhas, naquele momento a empresa contava com 66 veículos na frota. Em 2002 vieram mais dois ônibus usados, que eram irmãos dos Alphas, eles possuíam os prefixos 34819 e 34820, e com isso a frota  totalizou em 68 ônibus.

Em Fevereiro de 2004 a empresa foi vendida para a Viação Urbana Filial, que naquele mesmo período, transformou as duas empresas adquiridas que foram a Botucatu e a São Judas Tadeu, em Auto Viação Dragão do Mar.

Fonte: MOB Ceará

1 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Eu trabalho em ums restaurantes em perdizes e muitos sindicatos sempre vêm aqui para comer, porque estamos ao lado de um sindicato de trabalhadores de comércio.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال