Grande parte dos usuários não aproveitam o bilhete único

Após quatro meses da implantação do bilhete único na cidade de Fortaleza, é fácil encontrar pessoas desinformadas dos benefícios que o cartão pode oferecer em nossas viagens para o trabalho, estudos e/ou outros compromissos.

Há algum tempo, o blog MOB Ceará exibiu uma matéria com dicas de como aproveitar melhor o bilhete único. Na postagem, foram citadas algumas orientações para o usuário adquirir vantagens tanto no conforto, como na redução no tempo das viagens (clique aqui e reveja a matéria).


Nesta edição, o MOB Ceará vai tentar ajudar com informação de qualidade, as pessoas que ainda não possuem o Bilhete Único, ou ainda as pessoas que utilizam o cartão somente para pagar a passagem, fazendo as mesmas rotas de quando possuía o VTE - Vale Transporte Eletrônico.

Acompanhe o exemplo de uma viagem, na qual o usuário pode fazer com o bilhete único ou sem ele, vejamos o exemplo:

“Partindo do bairro Jardim União e adjacências até a Assembleia Legislativa em horários de pico pela manhã”

Serão calculados, o tempo aproximado de viagem e todas as consequências ou benefícios possíveis:

SEM BILHETE ÚNICO


* Embarcando no final da linha 321 - Jardim União/ Parangaba, o passageiro levará cerca de 30 minutos até chegar ao terminal da Parangaba;
* Partindo do Terminal, a melhor opção seria utilizar a linha 029-Parangaba/Náutico, que levaria aproximadamente 45 minutos até a Assembleia Legislativa, sem contar com os eventuais congestionamentos nas Avenidas Universidade, 13 de Maio e Pontes Vieira, entre outras.

O tempo aproximado da viagem seria de, no mínimo, 75 minutos, ou seja, 1 hora e 15 minutos, sem contar com o tempo de espera na fila no Terminal, pois nem todos enfrentam o coletivo lotado.

COM O BILHETE ÚNICO

Com o bilhete único, o usuário pode dispensar o acesso aos terminais de integração.
Poderia iniciar sua viagem na linha 603 - Jardim União/Centro, desembarcando nas proximidades do cruzamento da Rua Visconde do Rio Branco com a Avenida Pontes Vieira.
Esta viagem levaria cerca de 28 minutos, sem contar com os possíveis congestionamentos na BR-116.


Ao descer do coletivo, o usuário teria mais opções de linhas para chegar ao seu destino final: a Assembleia Legislativa.
As opções seriam as seguintes linhas:

- 029-Parangaba/Náutico;
- 030-Siqueira/Papicu 13 de Maio;
- 075-Campus do Pici/Unifor.

Há uma grande possibilidade de as linhas escolhidas estarem com parte dos assentos ocupados, entretanto, naquele ponto da cidade, a possibilidade de encontrar um assento vago é aceitável. Além disso o cruzamento das ruas Visconde do Rio Branco com a Avenida Pontes Vieira é relativamente próximo à Assembleia, pois o usuário deverá dispor de aproximadamente 13 minutos para chegar ao destino.

O tempo total do deslocamento seria de aproximadamente 41 minutos, quase a metade do tempo que um passageiro levaria para fazer a viagem pelo Terminal.

Seguindo este itinerário, o usuário portador do Bilhete Único tem, em tese, mais chances de viajar sentado, com a vantagem da significativa redução de tempo de viagem. Vale frisar novamente que, nesta simulação, o tempo caiu de 1 hora e 15 minutos para 41 minutos, aproximadamente.

Assim, a vantagem do Bilhete Único é evidente nesta simulação de itinerário proposta pelo MOB Ceará.

A equipe MOB Ceará, através do e-mail [email protected], se prontifica a atender a todos aqueles que ainda necessitam de informações extras sobre a utilização deste benefício.
A satisfação desta equipe de busólogos, é informar aos leitores tudo sobre o transporte de Fortaleza.
 
Fonte: MOB Ceará

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال