Linha do dia : 053 - Messejana/ Papicu via Washington Soares

Criada em 01 de Dezembro de 2007, a linha 053 - Messejana/Papicu via Washington Soares é a linha mais requisitada quando se fala em sair do Terminal de Messejana ao Terminal do Papicu e vice versa,  e é ela que o MOB Ceará vai abordar hoje.

A linha 053 - Messejana/ Papicu via Washington Soares foi criada afim de ser um escape para o trecho Messejana - Papicu, visto que a linha fazia a mesma rota das linhas 051 e 052 - Grande Circular 1 e 2, e com a 053, os usuários ganharam mais viagens com menos ônibus, ou seja, os veículos foram bem aproveitados no trecho.

Entre 2007 e 2010, a linha 053 funcionava da seguinte forma: Pela manhã eram 3 veículos que faziam o sentido IDA fazendo embarque e desembarque, mas voltava expresso do Papicu até a Messejana. Além disso, a linha demorava 20 minutos e só funcionava no período matinal, pois a tarde os 3 veículos eram remanejados para a linha 050 - naquele tempo ainda entrava no terminal de Messejana e possuía o nome Siqueira/Messejana/Papicu.

Em 2010 com um desmembramento maior da linha Grande Circular, a 053 mudou seu formato, ou seja, começou a operar o dia inteiro, ganhando mais 11 veículos, e deixando de ser expresso no sentido volta.

Com algum tempo, a linha ganhou uma pequena alteração de itinerário, no sentido IDA ela seguia 100% igual ao 051 - Grande Circular 1, mas deixou de passar pela Avenida Santos Dumont e seguia na rota que passa por trás do Supermercado Hiper Bom preço, na rua Eduardo Saboia, assim como as linhas 068, 815, 820, 825 etc.

Em 2012, a linha 053 - Messejana/Papicu via Washington Soares foi desmembrada, pois a ETUFOR retirou 6 veículos dos 14 que operam na linha e criou a linha 093 - Expresso/Messejana Papicu. Esta linha foi um verdadeiro alívio pra quem anda no transporte público em horários de pico: A linha pelo período matinal, é um semi-expresso, pois segue sem parar até o Shopping Via Sul, e após chegar neste shopping, vai parando somente pra desembarque e volta do Papicu no modal expresso.

Assim, os usuários ganharam mais rapidez, e os veículos realizaram mais viagens sem precisar de aumentar mais veículos automotores nas ruas, ideia que, também, colabora para a preservação do meio ambiente.

Em 2012, a linha teve outra alteração: Desta vez também no sentido IDA, a linha 053 - Messejana/Papicu via Washington Soares deixou de passar em frente à Feira de Messejana, na Rua Pergentino Maia e seguia direto na avenida Gurgel do Amaral.

A alteração fazia com que a linha reduzisse mais as chances de que o ônibus ficasse preso no centro de Messejana, onde os proprietários de veículos particulares costumam desrespeitar a faixa de estacionamento junto a famosa ''caixa d'água'' nas proximidades da feira.

Acompanhe o itinerário atual:


Fonte: MOB Ceará/ETUFOR

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال