Ônibus elétrico é um dos produzidos pela Foton

Seguem firmes as negociações entre a montadora chinesa Foton Auv Bus (uma empresa da Foton Group) e o Governo do Ceará. Os responsáveis pela instalação da fábrica no Brasil preparam-se para ir à China apresentar as propostas cearense e de outros estados. Segundo O POVO apurou, até agora, o interesse maior é pelo Estado, principalmente, em função da participação nos negócios de dois sócios cearenses.

A Foton é pioneira na fabricação de veículos comerciais na China e uma das maiores produtoras de caminhões mundiais. No segmento de ônibus, vai produzir no País o elétrico, denominado BJ6123. O carro funciona a bateria elétrica e, conforme a companhia, tem zero índice de emissão de poluentes.
 
O BJ6123 tem características desenvolvidas para áreas urbanas. Possui piso rebaixado e 11,85 metros de comprimento. Tem motorização elétrica de 100 kilowatts (kW), de 150 cavalos; eixos da marca ZF, além de suspensão pneumática (a ar).

Outros modelos também serão produzidos na área que está sendo avaliada para a fábrica, que poderá ser localizada no Complexo Industrial e Portuário no Pecém (CIPP).

Em um único encontro, no dia 19 de junho, a companhia apresentou ao Governo do Estado o projeto de uma fábrica orçada em R$ 150 milhões para produzir um pico de três mil ônibus por ano, após dois anos de operação. A informação foi dada com exclusividade pelo O POVO em matéria no dia 13 de junho.

Além do presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Roberto Smith, estiveram presentes no encontro dois responsáveis pela instalação da fábrica no Brasil e os dois sócios locais. As fontes pediram sigilo quanto à publicação dos nomes dos negociadores.

Ao passo que firma a localização da planta automotiva, a Foton analisa propostas para montar a rede de revendas. O objetivo é ter pronto o sistema comercial quando os produtos estiverem sendo fabricados.

Foton no FetransRio
O POVO apurou que a Foton Auv Bus se organiza para lançar no Brasil alguns dos produtos na bienal de ônibus FetransRio, que será realizada na Praia de Botafogo, no Rio de Janeiro, durante o período de 3 a 5 de outubro deste ano.
 [Buses in Beijing]福田欧V Foton AUV BJ6123C7C4D <HEV> 北京公交集团 BPT #88295 Front-right at Baishiqiao East
Além de apresentar as possibilidades de instalação da montadora no Brasil, a visita à China também servirá para viabilizar a chegada dos modelos de ônibus que serão expostos na Feira. A presença na FetransRio vai depender da agilidade logística marítima.

Fonte: O Povo
Fotos: ChinaBuses

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال