Motoristas e cobradores decidem pelo estado de greve

Os motoristas e cobradores dos ônibus urbanos de Fortaleza aprovaram, em assembleia realizada este sábado (9), decretar estado de greve. A decisão sobre a efetivação do movimento pode ocorrer em nova reunião que está marcada para acontecer às 15h de hoje.

Caso a greve confirmada, a categoria deverá cruzar os braços a partir da quarta-feira (13), quando já terão sido respeitada as 72 horas após o anúncio da paralisação, conforme estabelece a legislação.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários (Sintro), Domingos Neto, durante a 6ª rodada de negociações entre as empresas de transporte e os profissionais da área, os empregadores pediram que a categoria reduzisse a proposta de aumento de 25%. “Na assembleia do dia 3 [de maio], baixamos para 15%. Mas  durante a 7º rodada, os patrões ofereceram novamente os 4,88%, como desde o começo”, explica.

Próximos passos
Ainda de acordo com Domingos, na próxima segunda-feira (12) representantes dos motoristas e cobradores de ônibus vão se reunir com o Sindicato das Empresas de Transportes e Passageiros do Estado (Sindiônibus) para a 8ª rodada de negociações, marcada para acontecer na  sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (STRE). Caso não haja acordo, a categoria ameaça paralisar as atividades.

Negociações
Motoristas e cobradores de ônibus tiveram data base no dia 1º de maio, sem acordo firmado. As negociações ocorrem desde o mês de abril. Inicialmente, a categoria pedia aumento de 25%, contra 4,88% do Sindiônibus; reajuste na cesta básica e do vale refeição; redução da carga horária de trabalho de 44 para 42 horas semanais; e o fim da segunda jornada de trabalho.

Fonte: Jangadeiro OnLine
Foto: Sintro

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال