REDES:

_

Brasileiro 5045: um raro G6 Volvo que operou no intermunicipal cearense Sistema urbano de Fortaleza com 100% da frota acessível Expresso Cabral comemora 65 anos com renovação de frota Vega Manaus já passa de 160 ônibus e recebe 4 Marcopolo 0km Prime Plus recebe o MOB Ceará pela primeira vez Expresso Tur apresenta seus rodoviários ao MOB Ceará

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Empresa Via Urbana reaproveita 90% da água diariamente

As ações sustentáveis estão entranhadas onde menos se imagina. Em contraste com toda a poluição causada pela urbanização desordenada, encontramos 10 mil metros quadrados de área verde na garagem da empresa de ônibus Viação Urbana, em Fortaleza. 

Além disto, um sistema de reaproveitamento de água vigora no local desde o ano de 1998. Com ele, cerca de 90% da água que circula na empresa são reaproveitados. Os outros 10% vão se perdendo durante o processo de tratamento.

Segundo o gerente de manutenção e criador do projeto, Valdir Santos, no início, o projeto era mais simples e foi sendo aprimorado ao longo dos 14 anos de funcionamento. O gerente de manutenção e entusiasta de ações sustentáveis diz que, atualmente, a Estação de Tratamento de Água (ETA) está em seu “ápice de reaproveitamento”.

De acordo com Valdir, cerca de 100 mil litros de água são reutilizados por dia na empresa. A reportagem foi visitar a estação de tratamento, na garagem da empresa, e pode entender como acontece o processo. Toda a água do local é reaproveitada, seja de qual for a origem. Óleo, água de banheiro e da cozinha são exemplos de materiais que entram no sistema para serem reaproveitados. 

A água da chuva também é utilizada no tratamento. Valdir estima que em uma chuva de três horas, cerca de 48 mil litros sejam captados na empresa. O líquido pluvial vai direto para o processo, que acontece durante todo o dia, sem interrupções.

Depois de passar pelo tratamento, a água é imediatamente aproveitada, servindo para lavar ônibus, peças dos veículos, chassis e outros materiais, além de servir para aguar plantas. Porém, Valdir conta que a água não pode ser utilizada para outras finalidades, como banho, pois, mesmo sendo tratada, ela não fica livre de todas as impurezas.

Fonte: Camila Holanda/O Povo
Foto: Camila Holanda

0 comentários: