Empresa Santa Maria e suas exclusividades

Hoje iremos falar um pouco sobre a empresa Santa Maria, empresa que há 54 anos atua no transporte de passageiros de Fortaleza, empresa que começou a atuar em 1958, na zona norte da cidade, principalmente nos bairros de São Gerardo e no Vila Ellery, hoje atual Bairro Ellery. Naquele tempo esta zona da cidade estava em expansão e só contribuiu para o crescimento da empresa.

Mas hoje realmente vamos falar das exclusividades na frota que a empresa vem apresentando nos últimos 14 anos. Hoje totalizando uma frota de 87 veículos, ela apresenta uma diversidade de carrocerias e modelos um tanto exclusivos, e é isso que vamos falar e mostrar para você, sempre explicando o porque nesta reportagem especial.

Começamos pelo ano de 1998, quando a empresa veio a adquirir os carros 20808, 20809 e 20821. Ela foi a única empresa a comprar o recém lançado Volks 16-210 Euro II, na carroceria Busscar Urbanus, que estava em fim de produção, dando lugar ao Urbanuss

Uma das últimas unidade de Busscar Urbanus a chegar na cidade.
O então recém lançado Urbanuss com o chassi Volks 16-210 CO
Partindo para o ano de 1999, a empresa traz inovações e sendo ela uma das primeiras no sistema a operar com microônibus faz uma compra de 6 micros com chassi Volkswagen. Compra 3 micros Marcopolo Sênior GV com chassi Volks 8-140 e com ar condicionado, sendo que até então nenhuma empresa havia comprado micros com o chassi Volks.

Única empresa de transporte urbano a possuir micro com ar condicionado sob o chassí Volkswagen.
E também compra 3 micros com a carroceria Busscar Micruss sob o chassi Volks 8-140. 

1º empresa de transporte urbano a possuir o modelo Micruss.
No ano de 2004, ela compra 2 ônibus Ciferal Citmax sob o chassi Mercedes-Benz OF-1417, na cidade já existia outros ônibus deste mesmo modelo. Mas este se diferencia nas janelas, que ao observar bem o lado das portas pode se notar que após a porta do meio tem um imenso janelão e a porta de embarque, ao contrário de outros carros que possuem duas janelas médias.

A distribuição das janelas neste modelo é bem diferente das que podem ser vistas nos carros de outras empresas.
Em 2005, mais um ano com compras exclusivas para a alegria dos busólogos de plantão, a empresa inova e compra pela primeira vez um carro com destino eletrônico, sendo este o último Caio Apache S21 a dar entrada no sistema e o único com motor Mercedes-Benz OF-1418, o 20538.

Único Apache S21 com chassí 1418 e o último a dar entrada no sistema urbano de Fortaleza.
No mesmo ano mais uma inovação, ela compra 5 unidades do Caio Apache Vip sob o chassi Volks-15180, se tornando a única a adquirir o modelo com esta motorização, são os carros 20516, 20532, 20533, 20535 e 20544.

Equipado com chassi Volkswagen 15-180
Os 5 carros chegaram na empresa mas apenas 3 ficaram efetivamente na empresa, porque os carros 20532 e 20544, foram vendidos para a empresa Maraponga. Mas é fato que os carros chegaram com a logomarca e a numeração na garagem da empresa Santa Maria, e como há uma grande amizade entre as mesmas houve a negociação, mas o mérito da compra é da Santa Maria.

Em 2006 ela compra alguns micros Marcopolo Sênior em sua nova estética, mas com destino de lona, coisa que outras empresa não fizeram, portanto, tornando um modelo exclusivo por este detalhe. Os carros são 20651, 20652 e 20653.

Até os dias de hoje única empresa que possui esta particularidade, o destino de lona no Senior.
Em 2007, foi um ano cheio de inovações e modelos exclusivos na empresa, houve a compra de 2 modelos da encarroçadora Marcopolo, sendo o primeiro um Sênior sob o chassi Mercedes-Benz LO-915, o primeiro chassi deste tipo a empresa adquirir, e o outro um Torino sob o chassi Mercedes Benz OF-1418, mas a particularidade é que eles vieram com destino lona.

Único Torino "G7" com destino de lona a operar no sistema.
No mesmo ano a empresa adquire mais dois carros que são uma exclusividade, ela compra dois Caio Apache Vip, sendo este modelo em seu penúltimo ano de fabricação. Um deles vem no chassi Mercedes Benz OF-1722, e o outro no recém lançado Volkswagen 17-230 EOD.

Ao observar bem este carro, pode-se perceber que antes da porta do meio existem 3 janelas, coisa assim não existe em nenhum outro Apache Vip do sistema urbano.
Único Apache Vip com chassi Volks 17-230 EOD que operou no sistema urbano de Fortaleza, recentemente foi desativado e vendido para a empresa Expresso União
No ano de 2010, ela traz o modelo Caio Apache Vip 2 sob o chassi Mercedes Benz OF-1418, se tornando até os dias de hoje a única empresa a comprar este modelo nestas configurações.

20006 e 20028 são os únicos Apache Vip 2 do sistema em um chassi leve

E assim encerramos mais uma de nossas matérias especiais, alguns outros carros foram deixados de lado apenas por expressaram uma mínima diferença, mas que a empresa Santa Maria é absolutamente a rainha das exclusividades isso é fato.

É uma das empresas que mais tem variedade de modelos, entre os operantes nos dias de hoje se destacam: 

Caio: Apache S21 e S22, Apache Vip 1 e 2, Foz
Marcopolo: Torino "G6" e "G7", Senior
Neobus: Mega e Thunder +
Ciferal: Citmax

Dedicamos esta matéria a todos os amantes e fãs da empresa Santa Maria, em especial ao nosso amigo busólogo Fabiano Dodt, que é fã incondicional desta empresa. Desejamos também felicidades e muitos anos de operações a empresa, e que ela continue nesta trajetória de sucesso, sempre inovando em suas compras.

Fonte: MOB Ceará

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال