Buracos, desvios e trânsito para chegar ao Centro

O POVO acompanhou a linha Siqueira/José Bastos/Centro. No terminal do Siqueira, as filas são longas, mas organizadas. O problema são os congestionamentos e os buracos no percurso
 Quem vê a fila preferencial da linha 355 (Siqueira / José Bastos) pode jurar que se trata da fila convencional, por causa da grande quantidade de pessoas. A aposentada Francisca das Chagas de Souza, 68, reclama da demora no embarque, que é controlado por fiscais da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).

Mesmo com o pequeno intervalo entre os ônibus da linha, as filas observadas ontem eram grandes. Ao contrário do que se costuma ver diariamente nos terminais de Fortaleza, elas estavam bem organizadas. Três fiscais da Etufor precisavam gritar para pedir que a população respeitasse a fila e não parasse no corredor. Justiça seja feita, eles conseguiram pôr ordem no local.

O POVO embarcou no ônibus às 7h35min. No percurso, o trânsito fluiu bem até a avenida José Bastos, próximo ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). O desconforto para os passageiros é provocado pelos buracos ao longo das avenidas Augusto dos Anjos e José Bastos. O motorista Mauro Maneco afirma que o trânsito estava melhor do que em dias anteriores. “Mesmo assim, sempre dá para cumprir o percurso no tempo previsto, entre 35 e 40 minutos”. Mauro também reclama dos congestionamentos de ônibus no terminal de Siqueira, o que atrasa o início da viagem.

Os usuários da linha 355 reclamam da lotação nos ônibus e das enormes filas no terminal para ter acesso ao coletivo
O trânsito fica complicado no fim da avenida José Bastos, por causa da obra do Metrofor, que interdita o cruzamento com a rua Padre Cícero. Os veículos fazem o desvio pela rua João Sorongo e entram na avenida João Pessoa. Para piorar, ainda é preciso enfrentar o congestionamento da avenida Eduardo Girão, para seguir pela avenida da Universidade. Com isso, a via recebe o fluxo de três grandes avenidas (José Bastos, João Pessoa e Eduardo Girão). O resultado é muito congestionamento.

Às 8h10min, o ônibus chega ao ponto final, na rua Pedro I, no Centro. Foram 35 minutos de viagem, no total, o que está dentro do previsto pela Etufor. Segundo a empresa, a média de tempo entre o terminal do Siqueira e o Centro é de 33 minutos, mas que pode variar entre 19 minutos, na madrugada, e 45 minutos, entre 19 e 20 horas.

O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
A linha 355 transporta mais de 12 mil passageiros por dia. O POVO acompanhou a rotina de quem precisa do ônibus em horário de pico. Na edição de ontem, mostramos o sufoco na linha Messejana/BR Nova/Centro Expresso.

SAIBA MAIS

Etufor informa que os intervalos das viagens da linha Siqueira /José Bastos é de três minutos, no horário de pico, e sete minutos, no horário fora pico. A frota é de 24 veículos, que atendem 12.609 passageiros por dia.
 
Em relação aos congestionamentos de ônibus no terminal do Siqueira, a Etufor esclarece que está trabalhando com a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) para garantir mais fluidez nas vias no entorno do terminal.
 
O Metrofor afirma que a interdição entre a avenida José Bastos e a rua Padre Cícero é necessária para a construção do viaduto rodoviário Padre Cícero, que faz parte do primeiro anel expresso da cidade. A previsão para o término da obra é até julho de 2012.
 
A assessoria do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza(Transfor) informa que dois corredores de ônibus estão previstos na segunda etapa do programa. Entre eles está o que vai ligar o terminal do Siqueira ao Centro. A previsão é de que licitação termine no fim deste semestre e as obras iniciem ainda no final deste ano.

Fonte: O Povo/Geimison Maia
Fotos: Mauri Melo/ Jonathan Silva

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال