MOB Ceará participa de reportagem acadêmica sobre busologia Ranking das frotas mais novas do metropolitano Conheça a nova linha da Busscar Veja a lista dos ônibus mais geladinhos de Fortaleza. Concorda? Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

18 anos sem a Empresa Nossa Senhora Aparecida

Dona do código 17, a saudosa Empresa Nossa Senhora Aparecida foi uma das principais empresas de ônibus da história de Fortaleza.

Fundada em 1963 por José Gonçalves de Alencar, que ficou popularmente conhecido por "Zezão", a companhia atuava em linhas da região da Parangaba, tais como: 307-Itaoca/Expedicionários, 403-Expedicionários/Parangaba, 371-Parangaba/Centro além da 306-Couto Fernandes e outras linhas compartilhadas com outras empresas. Sua garagem ficava na Rua Cônego de Castro, no bairro Vila Pery e seus ônibus marcaram o SIT-For com as cores azul e branco.

A empresa fez sua última encomenda de carros novos no ano de 1997, quando comprou 2 Caio Alpha de chassis Mercedes-Benz OF-1620 de prefixos 17110 e 17120, que foram financiados, segundo informações, pela Maraponga Transportes, empresa que também vendeu alguns Thamco Dinamus à ENSAL, sigla das iniciais da razão social da Nossa Senhora Aparecida.


Em 2000, a Santa Maria e a Maraponga adquiriram a empresa, e dividiram suas linhas, fazendo com que a Santa Maria ganhasse mais participação no Terminal Parangaba bem como a ampliação da frota da Maraponga, que passou a contar com mais de 60 ônibus, recebendo inclusive os dois Alphas que ganharam os prefixos 26710 e 26720, que posteriormente foram vendidos à Salete e São Francisco.


Mesmo de portas fechadas, era possível ver um ônibus da empresa que ficou por muitos anos em um terreno na avenida José Bastos, próximo ao INCRA. Era o Torino de prefixo 17115, um Mercedão O-371UP que ficou sucateado no local citado e que foi removido após mais de 10 anos do fim da saudosa empresa.

Fonte: MOB Ceará

Um comentário:

André Luiz Gomes de Souza disse...

A saudosa empresa já comprou Caio Vitória oriundo do RJ que posteriormente foi emplacado em Fortaleza, ainda possuía 2 letras que era do RJ.

Tradutor