15 mil visitantes na 11ª BusBrasil Fest, evento com maior exposição de ônibus

“Por favor, o Sr. poderia dar uma licencinha!”. Foi mais o que se ouviu no domingo passado (26/11/2017) em frente ao Estádio Paulo Machado de Carvalho, o tradicional Pacaembu. Estava acontecendo a 11ª BusBrasil Fest, o mais esperado evento reunido os ônibus novos e antigos do transporte público. A “licencinha” era o código explícito dos amantes dos ônibus, denominados “busólogos”, que era a maioria do público (de cada 10 pessoas certamente 8 eram busólogos) com suas câmeras fotográficas ou celulares em punho.

Aquele local foi um prato cheio para os amantes de ônibus, que se contorciam ou se agachavam para um melhor ângulo de foto com os 140 ônibus expostos, das 10 às 18 horas, que não teve um pingo de chuva, mas apertou um calor muito forte. Mas o pessoal não “tava nem aí” e esbanjavam alegria de ver os veículos antigos e já os novos. Eram rodinhas de amigos e parentes que debatiam os detalhes dos veículos e modelos. Em durante o tempo todo, nas oito horas de exposição foram cerca de 15 mil pessoas que andaram naquele enorme espaço, circulando entre as várias empresas.

A ABERTURA OFICIAL == Logo pela manhã, o Secretário Municipal de Mobilidade e Transporte, Sérgio Avelleda,  esteve presente representando o prefeito João Dória Jr. na abertura oficial do evento. Falou rapidamente da evolução dos meios de transporte na cidade, o crescimento da cidade e a importância dos veículos. Junto com Juverci  de Melo das Neves,  e demais organizadores do evento, Avelleda deu um passeio por todo o espaço de exposição, conversou com alguns representantes de empresas e motoristas.

Naquele espaço ficou consolidado o evento com a maior exposição de ônibus da América Latina. Desta vez, a nova edição do BusBrasil Fest conseguiu reunir 70 empresas e 20 particulares com diversos modelos de ônibus. Sendo 35 deles antigos (de 1950 até 90) e 105 modernos (2000 até 2018). Com tecnologia Scania foi apresentado modelo de 15 metros movido a gás, que está em testes na Viação Gato Preto, há algumas semanas. Esse modelo elimina 90 % de material poluente e está dentro das mais modernas normas.

O público pode entrar em todos veículos, curtir o local do motorista, segurar na direção e tirar fotos em vários ângulos. “Isto aqui é mais do que uma exposição. É um espetáculo e com a liberdade de conhecer detalhes em cada ônibus”, comentou Celso de Oliveira Freitas, que veio de Sapopemba, pela primeira vez. No mesmo entusiasmo por lá passaram famílias inteiras até com carrinho de bebê, crianças e os especialistas em ônibus – busólogos. Teve de tudo um pouco relacionado aos transportes, inclusive miniaturas de papel-cartão para montagem de ônibus ACF Brill e da van da Atende. Além dos painéis com detalhes sobre as linhas de ônibus nas regiões da cidade, a SP Trans também distribuiu  um livreto “Andar de ônibus em SP”, com dicas para o uso do transporte coletivo.

Quem perdeu a 11ª edição do BusBrasil Fest, vai ter que aguardar o ano que vem. Diante do sucesso de agora, os organizadores planejam mais atrações e participações. Enquanto não acontece, o jeito é andar muito de ônibus e ver as novidades pelas ruas da cidade de São Paulo e dos municípios vizinhos.

Fonte: Portal Diário da Zona Norte

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال