MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Ranking das frotas mais novas do metropolitano Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

terça-feira, 12 de julho de 2016

Padrão 2000: Auto Ônibus Botucatu

Atualmente o Sistema Integrado de Transporte de Fortaleza (SIT-For) possui, em vigência, uma nova padronização de pintura, que foi implementada em 2014. Entretanto, durante 14 anos, vigorou outra padronização na cor azul bebe, que iniciou em 2000 e finalizou em 2014.

Diante disto, a equipe do MOB Ceará pesquisou e traz a você, caro leitor, ao longo das semanas que se seguirão, uma nova serie de matérias intitulada "Padrão 2000", em que serão abordados dados gerais desses 14 anos de sistema, ou seja, a quantidade de veículos que receberam a pintura na fábrica ou na garagem.

Breve Histórico
Lançada no ano 2000, a então identidade do transporte coletivo de Fortaleza consistia no veiculo todo em azul bebe, com setas invertidas nas corres azul escuro e vermelho.

As estreantes nesse novo padrão visual naquele ano de 2000 foram as empresas Viação Fortaleza, Viação Urbana, São Jose de Ribamar e Maraponga.

Em 2014 foi adotado uma nova padronização tendo a assinatura do designer Jorge Andrade, mas tendo ainda algumas unidades chegadas no primeiro trimestre do ano com a antiga padronização, sendo assim as ultimas empresas a implantar veículos com essa padronização foram as empresas Viação Fortaleza, Siara Grande, Santa Maria, Aliança, Maraponga e Vega.
OBS: Vale ressaltar que nas pesquisas serão listadas todas as empresas atuantes no período vigente da padronização citada, ficando assim excluídas trocas e vendas de veículos entre as empresas do mesmo sistema. O MOB Ceará vai contabilizar a primeira e empresa a possuir o veículo pintado, separando carros adquiridos usados de outros estados ou sistema, por exemplo.

A primeira empresa escolhida para estrear essa nova serie de matérias foi a Auto Ônibus Botucatu, por ser a 1ª empresa de Fortaleza a ter 100% da frota padronizada com o "azul bebê".

A empresa iniciou suas atividades no dia 1º de Outubro de 2001, com o direito de operar em 58 tabelas oriundas da CTC na época. Acompanhe agora a quantidade por ano de fabricação:

1998

20 Caio Alpha com chassi Volksbus 16-210 CO (34801 ao 34820)


2001

40 Caio Apache S21 e 08 Piccolos 0Km (34101 ao 34148)



Fonte: MOB Ceará

Um comentário:

Alguém Especial disse...

Esse piccolino no site do sinesp cidadão esse carro ta em Russas ce ele eh de 2001/2001 mas ele eh chamado de Dolly nao sei pq

Tradutor