Bilhete único ainda não é bem aproveitado

Caro leitor, a matéria de hoje ressalta uma constatação: Em Fortaleza, o benefício do Bilhete Único ainda não é bem aproveitado por boa parte dos usuários do sistema de transporte, pois ainda é muito comum ver pessoas pagando a passagem com dinheiro e deixando de aproveitar as vantagens que o cartão oferece aos usuários. O cartão do Bilhete Único possibilita uma economia de tempo e dinheiro, desde que a pessoa saiba usar as estratégias de locomoção.


A Equipe MOB Ceará realizou algumas matérias logo no início do programa, com o intuito de orientar os usuários a obter o melhor proveito do benefício, porém, hoje, ainda é possível observar nos terminais algumas pessoas enfrentando longas filas e desperdiçando a oportunidade de se deslocar sentado ou ter o tempo da viagem reduzido.



A seguir, um exemplo de como fazer uma viagem sentado e com o menor tempo de duração.

Sem bilhete único


Uma pessoa que queira se deslocar do Terminal de Messejana para a avenida Francisco Sá, na Praça do Carlito Pamplona, e que não tem um cartão carregado com passagens, teria duas opções de deslocamento via terminais. A primeira é a linha 315-Messejana/Parangaba e depois a 070-Cuca Barra/Parangaba. O tempo de duração dessa viagem até o ponto exemplificado é de aproximadamente 90 minutos, isso se o usuário tiver a sorte de embarcar no coletivo sem esperar muito. Foi calculada uma estimativa de 10 minutos de espera fora o tempo de viagem, portanto, o tempo apresentado é o mínimo que a pessoa levaria, caso quisesse viajar no primeiro coletivo que aparecesse e, consequentemente, ir em pé.

A outra opção é a linha 082-Antônio Bezerra/Messejana/Perimetral, que leva cerca de 58 minutos para chegar ao terminal de Antônio Bezerra, onde o usuário teria que ingressar na linha 042-Ant. Bezerra/Papicu via Fco. Sá, com as mesmas condições do exemplo anterior, ou seja, em pé. Estimando um tempo de viagem aproximado em 27 minutos, a viagem feita por essa rota levaria cerca de 85 minutos, porém, somando com uma estimativa de espera por essas linhas, deve-se acrescentar 15 minutos, totalizando cerca de 100 minutos de viagem.

Com o Bilhete Único


Muitos usuários não gostam da ideia de trocar várias vezes de ônibus para chegar ao destino pretendido, mas é certo que uma viagem pode ter seu tempo encurtado quando se possui conhecimento de frequência dos ônibus das linhas ou do tempo de viagem, e o Bilhete Único é a prova disso.

A rota mais eficiente para fazer a ligação entre o Terminal de Messejana e a Praça do Carlito Pamplona é a seguinte:
O usuário embarca na linha 650-Messejana/Br 116/Expresso do lado de fora do Terminal e segue até o centro. Após descer do coletivo no ponto final, segue a pé até o ponto que fica na avenida Duque de Caxias. O usuário espera a linha 031-Av. Borges de Melo e segue viagem até o ponto citado no exemplo. O tempo total estimado dessa viagem, mesmo com engarrafamento ao longo da BR-116 é o mais curto entre os exemplos, pois a linha 650 tem grande frequência de veículos e leva cerca de 30 minutos até o centro da cidade. Já a linha 031 chega na Praça do Carlito Pamplona em aproximadamente 20 minutos. Somando com um tempo de espera aproximado em 10 minutos, o tempo total da viagem seria de 60 minutos, além do passageiro ter a comodidade de viajar sentado a metade ou até mesmo a viagem completa.


Em breve a Equipe MOB Ceará vai trazer mais dicas de como aproveitar melhor o Bilhete Único na capital cearense.

Fonte: MOB Ceará

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال