MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Conheça os dois hobbys que andam juntos: Busologia e Spotting Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Bilhete único ainda não é bem aproveitado

Caro leitor, a matéria de hoje ressalta uma constatação: Em Fortaleza, o benefício do Bilhete Único ainda não é bem aproveitado por boa parte dos usuários do sistema de transporte, pois ainda é muito comum ver pessoas pagando a passagem com dinheiro e deixando de aproveitar as vantagens que o cartão oferece aos usuários. O cartão do Bilhete Único possibilita uma economia de tempo e dinheiro, desde que a pessoa saiba usar as estratégias de locomoção.


A Equipe MOB Ceará realizou algumas matérias logo no início do programa, com o intuito de orientar os usuários a obter o melhor proveito do benefício, porém, hoje, ainda é possível observar nos terminais algumas pessoas enfrentando longas filas e desperdiçando a oportunidade de se deslocar sentado ou ter o tempo da viagem reduzido.



A seguir, um exemplo de como fazer uma viagem sentado e com o menor tempo de duração.

Sem bilhete único


Uma pessoa que queira se deslocar do Terminal de Messejana para a avenida Francisco Sá, na Praça do Carlito Pamplona, e que não tem um cartão carregado com passagens, teria duas opções de deslocamento via terminais. A primeira é a linha 315-Messejana/Parangaba e depois a 070-Cuca Barra/Parangaba. O tempo de duração dessa viagem até o ponto exemplificado é de aproximadamente 90 minutos, isso se o usuário tiver a sorte de embarcar no coletivo sem esperar muito. Foi calculada uma estimativa de 10 minutos de espera fora o tempo de viagem, portanto, o tempo apresentado é o mínimo que a pessoa levaria, caso quisesse viajar no primeiro coletivo que aparecesse e, consequentemente, ir em pé.

A outra opção é a linha 082-Antônio Bezerra/Messejana/Perimetral, que leva cerca de 58 minutos para chegar ao terminal de Antônio Bezerra, onde o usuário teria que ingressar na linha 042-Ant. Bezerra/Papicu via Fco. Sá, com as mesmas condições do exemplo anterior, ou seja, em pé. Estimando um tempo de viagem aproximado em 27 minutos, a viagem feita por essa rota levaria cerca de 85 minutos, porém, somando com uma estimativa de espera por essas linhas, deve-se acrescentar 15 minutos, totalizando cerca de 100 minutos de viagem.

Com o Bilhete Único


Muitos usuários não gostam da ideia de trocar várias vezes de ônibus para chegar ao destino pretendido, mas é certo que uma viagem pode ter seu tempo encurtado quando se possui conhecimento de frequência dos ônibus das linhas ou do tempo de viagem, e o Bilhete Único é a prova disso.

A rota mais eficiente para fazer a ligação entre o Terminal de Messejana e a Praça do Carlito Pamplona é a seguinte:
O usuário embarca na linha 650-Messejana/Br 116/Expresso do lado de fora do Terminal e segue até o centro. Após descer do coletivo no ponto final, segue a pé até o ponto que fica na avenida Duque de Caxias. O usuário espera a linha 031-Av. Borges de Melo e segue viagem até o ponto citado no exemplo. O tempo total estimado dessa viagem, mesmo com engarrafamento ao longo da BR-116 é o mais curto entre os exemplos, pois a linha 650 tem grande frequência de veículos e leva cerca de 30 minutos até o centro da cidade. Já a linha 031 chega na Praça do Carlito Pamplona em aproximadamente 20 minutos. Somando com um tempo de espera aproximado em 10 minutos, o tempo total da viagem seria de 60 minutos, além do passageiro ter a comodidade de viajar sentado a metade ou até mesmo a viagem completa.


Em breve a Equipe MOB Ceará vai trazer mais dicas de como aproveitar melhor o Bilhete Único na capital cearense.

Fonte: MOB Ceará

Nenhum comentário:

Tradutor