MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Conheça os dois hobbys que andam juntos: Busologia e Spotting Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

terça-feira, 25 de agosto de 2015

O primeiro Ciferal Padron Cidade da São Francisco

Caro leitor, nesta edição especial, a Equipe MOB Ceará apresenta a história do primeiro Ciferal Padron Cidade I da São Francisco Transporte e Turismo, empresa extinta desde 2012.


Em 1998, a São Francisco (SAFITUR) voltava a adquirir veículos novos, após um jejum de aproximadamente 5 anos. A empresa escolheu a carroceria Ciferal e modelo Padron Cidade I, que havia sido lançado no final de 1997.
O carro 0km veio equipado com o chassi Mercedes-Benz OF-1721 com bancada comum e possuía o prefixo 25300. 



Este novo ônibus, antes de iniciar suas operações na linha 355-Siqueira/José Bastos, viajou para a cidade de Canindé para receber as bênçãos do padre, em um costume que o proprietário Francisco Augusto Cruz Uchôa sempre preservou.

No ano de 2000, a São Francisco o renumerou para 25809, mas o carro que, inclusive, possuía lâmpadas de piscas na traseira, continuava exibindo seu ótimo estado de conservação e beleza, sendo o único veículo do modelo a possuir vários enfeites que acabaram por o eleger, em um noticiário, o ônibus mais bonito da cidade de Fortaleza. Acredita-se que o 25809 tenha possuído também calotas cromadas. 


Em 2001, a CTC-Companhia de Transporte Coletivo arrendou algumas de suas linhas após a saída da Transpenha, e a SAFITUR recebeu uma vaga na linha 052-Grande Circular 2, onde foi escalado o único Padron Cidade I da frota naquele momento.  O carro operou na linha até a entrada da Botucatu, a empresa que ganhou as linhas da estatal.

O ônibus operou por 7 meses, sendo que, após esse período, ele voltou para a linha 355, para a mesma tabela que ocupava. Após a saída dele da 052, a empresa escalou um carro reserva para ocupar sua vaga.

Substituiu o carro 809 na linha 355
Com as renovações e mudanças das permissões da empresa, o carro passou a operar em outras linhas, como a 300-Siqueira/Centro e 338-Canindezinho, onde finalizou suas operações em 2009, quando foi retirado de circulação.


Fonte: MOB Ceará

Um comentário:

Nos-767 disse...

sim, ele tinha calotas cromadas...

Tradutor