Neostar: O curioso Neobus International

Uma das bases da busologia é a pesquisa pelos fatos relacionados ao ônibus, pesquisa esta que pode ocorrer durante passeios à rodoviária ou aos terminais de integração, além de visitas aos finais de linha ou garagens de empresas, porém, para muitos busólogos, o senso de curiosidade e a vontade de aprender não se restringem aos meios físicos da cidade aonde reside.

Assim, é cada vez mais comum a utilização da internet para buscar o que está acontecendo em cidades e/ou estados diferentes do que estamos, e foi durante uma destas pesquisas que a Equipe MOB Ceará encontrou uma marca de carroceria para ônibus que até este momento não possui nenhuma unidade no estado do Ceará: a Neostar, que será apresentada a você, nosso estimado leitor, nesta edição. 



A Neostar é uma joint venture (parceria) entre a marca gaúcha Neobus e a multinacional norte-americana Navistar, detentora das marcas International Engine e IC Bus, a maior fabricante mundial de ônibus escolares.



A Neostar surgiu no ano de 2011 com o propósito de fazer um veículo completo, com chassi e carroceria produzidos pelas duas marcas parceiras. Este modo de produção é incomum no Brasil, já que tradicionalmente as marcas de chassis e carrocerias trabalham de forma independente, ou seja, uma carroceria para ônibus é compatível com diversas marcas de chassi e vice-versa.



A criação da nova marca foi uma solução encontrada para a entrada da Navistar no segmento de ônibus no Brasil, já que ela é consolidada no ramo de produção de motores, com as marcas International e MWM.

O modelo de carroceria produzido pela joint venture, que possui até 9 metros de comprimento, é similar ao micro-ônibus da Neobus, e também compartilha a mesma nomenclatura, Thunder +.


O chassi é o International 3100, que possui PBT de 9 toneladas e motor MWM Maxxforce 4.8 V. As diferenças entre os micros Neostar e Neobus são mínimas e se encontram basicamente nos logotipos, janela do motorista e para-choque traseiro.


A marca é bastante comum entre as cooperativas do transporte complementar de São Paulo, que mantém diversas unidades em circulação.

Até o momento, não se tem informação de nenhum ônibus Neostar em operação no Ceará, entretanto, a locadora de veículos Prime Plus mantém em sua filial no Pernambuco algumas unidades do modelo, o que não impede que, em caso de necessidade da empresa, esses veículos circulem pelo nosso Estado. 


Fonte: MOB Ceará

22 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Eu confesso que até então eu nem iria saber da Neostar e que o MOB trouxe essa pesquisa bem importante. Se pararmos pra pensar, quem assiste os jornais de SP, realmente você percebe a quantidade maciça desse modelo nas cooperativas da capital paulista. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Esse onibus e uma porcaria quem comprou esta sofrendo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdadi euma verdadera bosta eu mez.o tenho um 2013 e nao axa pesa pranada kem feis eli nao fabrico pesa praeli ki desepisao

      Excluir
  3. Excelente pesquisa, tirou todas as minhas dúvidas iniciais sobre a Neostar.
    Só tenho mais uma dúvida, a Neostar vai continuar operando com o Thunder+?

    ResponderExcluir
  4. Esses carros sao uma porcaria aqui em guarulhos-sp as cooperativas compraram alguns e logo se desfizeram deles, o carro quebra muito diferencial cubo de eixo so vive vazando os feixes de molas rangem muito carro e frouxo. Muito ruim

    ResponderExcluir
  5. So uma correcao, a marca surgiu em 2011...
    Inclusive todas as unidades, 7 no total, produzidas em 2011 vieram para São Paulo.
    Ela surgiu bem no final de 2011.

    2012 foi o ano que ela mais produziu, ate o momento, 51 unidades.
    Depois em 2013 com 33 unidades.

    Nos anos seguintes, as vendas so cairam, somadas a crise do pais.

    ResponderExcluir
  6. BOA TARDE AMIGOS

    GOSTARIA DE SABER SE ALGUEM SABE ME INFORMAR ONDE ENCONTRO PÇS PARA ESSE MODELO DE NEOSTAR INTERNACINAL.
    ESTOU PRECISANDO DOS DOIS AMORTECEDORES DIANTEIRO E NAO ENCONTRO EM NENHUM LUGAR SE ALGUEM SOUBER E PODER MIM DAR ESSA FORÇA (84)99652-1485 FABIO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega tamos ferado temki adapita nao axa nada kkk tenho um 2013 eto sofremdo

      Excluir
  7. Em São Paulo tem a autorizada megabus você encontra todas as peças um amigo comento que o amortecedor da Ducato serve (1197506-6596 Willian esse rapaz tem

    ResponderExcluir
  8. Estou precisando do filtro do reservatório da direção hidráulica do modelo thunder+

    ResponderExcluir
  9. O meu deu um problema perdeu a aceleração..e nenhum eletricista esta conseguindo resolver.. alguém pode me ajudar com alguma mão de obra de um especialista nesta marca

    ResponderExcluir
  10. amigo faça uma revisão no chicote do motor e comum com a trepidação os fios se descapar e encostar no chassis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bomdia algem podi mi emforma omdi axoacaxinha de botao de comtrole de farol do neostar tumdermais 2013

      Excluir
  11. Gostaria de saber qual diferencial é usado no neostar internacional ?

    ResponderExcluir
  12. Estou precisando do cilindro de embreagem deste neostar 2011, sabe onde acho ?

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde gostaria de saber se alguém sabe onde encontro volante de imditecao do neostar ano 2011 e 2013 não encontro em lugar nenhum obg

    ResponderExcluir
  14. Escrevi errado desculpa, volante de direcao do neostar 2011 e 2013

    ResponderExcluir
  15. O cara compra a pior carroceria que tem no mercado e ainda com um chassi internacional que ninguém conhece. kkkkk

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال