MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Saiba quantos ônibus a gigante Gontijo possui MS Turismo renova frota com Caio Solar 2013 Viação Penha se mantém com a 4ª frota mais nova João Pessoa-PB renovando a frota com Torino São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

terça-feira, 21 de abril de 2015

Neostar: O curioso Neobus International

Uma das bases da busologia é a pesquisa pelos fatos relacionados ao ônibus, pesquisa esta que pode ocorrer durante passeios à rodoviária ou aos terminais de integração, além de visitas aos finais de linha ou garagens de empresas, porém, para muitos busólogos, o senso de curiosidade e a vontade de aprender não se restringem aos meios físicos da cidade aonde reside.

Assim, é cada vez mais comum a utilização da internet para buscar o que está acontecendo em cidades e/ou estados diferentes do que estamos, e foi durante uma destas pesquisas que a Equipe MOB Ceará encontrou uma marca de carroceria para ônibus que até este momento não possui nenhuma unidade no estado do Ceará: a Neostar, que será apresentada a você, nosso estimado leitor, nesta edição. 



A Neostar é uma joint venture (parceria) entre a marca gaúcha Neobus e a multinacional norte-americana Navistar, detentora das marcas International Engine e IC Bus, a maior fabricante mundial de ônibus escolares.



A Neostar surgiu no ano de 2011 com o propósito de fazer um veículo completo, com chassi e carroceria produzidos pelas duas marcas parceiras. Este modo de produção é incomum no Brasil, já que tradicionalmente as marcas de chassis e carrocerias trabalham de forma independente, ou seja, uma carroceria para ônibus é compatível com diversas marcas de chassi e vice-versa.



A criação da nova marca foi uma solução encontrada para a entrada da Navistar no segmento de ônibus no Brasil, já que ela é consolidada no ramo de produção de motores, com as marcas International e MWM.

O modelo de carroceria produzido pela joint venture, que possui até 9 metros de comprimento, é similar ao micro-ônibus da Neobus, e também compartilha a mesma nomenclatura, Thunder +.


O chassi é o International 3100, que possui PBT de 9 toneladas e motor MWM Maxxforce 4.8 V. As diferenças entre os micros Neostar e Neobus são mínimas e se encontram basicamente nos logotipos, janela do motorista e para-choque traseiro.


A marca é bastante comum entre as cooperativas do transporte complementar de São Paulo, que mantém diversas unidades em circulação.

Até o momento, não se tem informação de nenhum ônibus Neostar em operação no Ceará, entretanto, a locadora de veículos Prime Plus mantém em sua filial no Pernambuco algumas unidades do modelo, o que não impede que, em caso de necessidade da empresa, esses veículos circulem pelo nosso Estado. 


Fonte: MOB Ceará

6 comentários:

Francisco Fernando disse...

Eu confesso que até então eu nem iria saber da Neostar e que o MOB trouxe essa pesquisa bem importante. Se pararmos pra pensar, quem assiste os jornais de SP, realmente você percebe a quantidade maciça desse modelo nas cooperativas da capital paulista. Parabéns!

Dicas ônibus vw disse...

Esse onibus e uma porcaria quem comprou esta sofrendo..

Paulinho Stippe disse...

Excelente pesquisa, tirou todas as minhas dúvidas iniciais sobre a Neostar.
Só tenho mais uma dúvida, a Neostar vai continuar operando com o Thunder+?

andre gomes disse...

Esses carros sao uma porcaria aqui em guarulhos-sp as cooperativas compraram alguns e logo se desfizeram deles, o carro quebra muito diferencial cubo de eixo so vive vazando os feixes de molas rangem muito carro e frouxo. Muito ruim

Eliabe Sardinha disse...

So uma correcao, a marca surgiu em 2011...
Inclusive todas as unidades, 7 no total, produzidas em 2011 vieram para São Paulo.
Ela surgiu bem no final de 2011.

2012 foi o ano que ela mais produziu, ate o momento, 51 unidades.
Depois em 2013 com 33 unidades.

Nos anos seguintes, as vendas so cairam, somadas a crise do pais.

MOB Ceará disse...

Muito obrigado pela correção

Tradutor